terça-feira, 4 de outubro de 2011

DIA DA NATUREZA

Podemos considerar natureza tudo aquilo que constitui o planeta, mas que não foi criado pelo homem, como terra, água, ar, plantas, animais, etc.
O dia da natureza é 04 de outubro, e a data é uma oportunidade de se refletir sobre as formas de conservação e sustentabilidade que esta tem necessitado, em razão das destruições causadas pelo homem.
Com os avanços tecnológicos, o homem passou a destruir a natureza para construir coisas em seu benefício. O surgimento das cidades, o aumento da população do mundo, a invenção das máquinas, dentre outros recursos, surgiram para facilitar a vida do homem, mas tem contribuído significantemente para a destruição da natureza.
Além disso, a caça predatória de espécies animais tem deixado muitas delas em extinção, prejudicando o equilíbrio natural de suas cadeias alimentares.
O acúmulo de lixos, distribuídos por todos os lados, também tem contribuído com a poluição ambiental, onde os mesmos são arrastados até rios e mares, poluindo também nossas águas.
Outra forma de poluição causada pelos homens é através das indústrias. Estas têm lançado restos de seus lixos nos rios e mares, poluindo-os.
A agricultura também é um grande problema da poluição, pois agrotóxicos poluem o solo, sendo absorvidos pelas camadas da terra, podendo causar danos aos homens, no futuro. Com isso, temos o comprometimento da água, pois os lençóis freáticos são atingidos por esses produtos químicos. No México, por exemplo, a contaminação é tão grande que em determinados lugares não existe mais oxigenação nas águas do rio Mississipi, o que ocasionou o fim da vida no mesmo.
O ar também tem sido prejudicado pela poluição. O caso mais sério que o homem tem enfrentado é a destruição da camada de ozônio (O3), através dos gases de ares condicionados, de produtos sprays, chips de computadores, embalagens de plástico, etc. O gás lançado causa perfurações na camada que protege a Terra dos raios solares, sendo um dos motivos do aumento do índice de câncer de pele.
Para se garantir um futuro de qualidade, é necessária responsabilidade individual de cada sujeito, de comprometimento e respeito com a natureza. Cada um deve pensar nas ações que pode desenvolver para preservar o meio ambiente, no exercício da cidadania.
Temos que pensar em sustentabilidade de forma imperativa, obrigatória. Não dá mais para continuar destruindo o meio ambiente e deixar as próximas gerações pagarem pelas nossas atitudes erradas.
Jussara Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)