sexta-feira, 7 de outubro de 2011

DIA DO COMPOSITOR

Eduardo Escalante
Nesta sexta-feira, 7 de outubro, comemora-se o Dia do Compositor, profissional responsável pela criação e desenvolvimento musical. A princípio, o título de compositor só era dado aos criadores de músicas clássicas ou erudita, mas com o tempo, o termo passou a ser usado para denominar artistas de qualquer gênero.
Que papel ocupa o compositor no contexto histórico e social da humanidade?
Eduardo Escalante, compositor, regente, floclorista e professor universitário, diz que:
Uma reflexão mais profunda nos leva a meditar sobre inúmeros aspectos: em termos históricos, sociológicos, estéticos, filosóficos.
O compositor é, deste modo, um repositório do seu universo sócio-cultural. Não apenas um reflexo, mas, sobretudo, um co-partícipe. Seja vislumbre, seja intenção, a sua arte antecipa os rumos da sociedade à qual pertence.
Nesse sentido, a música é uma filosofia; é uma linguagem subjetiva e profunda. Paul Hindemith a ela se refere sabiamente afirmando: "... além de todo o conhecimento racional e de toda a experiência manual, existe uma visionária região de irracionalidade onde moram os supremos segredos da arte..."
Sejam quais forem os aspectos da música, ela é sempre manipuladora das mais íntimas sensações - individuais ou coletivas - e de todo o mecanismo das emoções. Nesse sentido, o compositor avoca uma posição de responsabilidade: a sua música tem o poder de despertar e canalizar energias.
A música eleva, inspira, comove; mas pode, inversamente, deprimir, agitar, conturbar.
Cabe ao compositor traçar caminhos. Sua meta mais sublime será a de despertar os mais nobres sentimentos, depurar as energias humanas, infundir o aprimoramento de seus semelhantes.
E o fará através do domínio da técnica, do estilo, da estética. Doando a sua obra musical - fruto da criatividade - ao acervo da comunidade, terá o direito à convicção de ter vivido plenamente e cumprido a sua missão no evoluir da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)