domingo, 30 de outubro de 2011

RACHA DA AMIZADE (WINES GOLEIAM WHITES)

No Racha da Amizade, desse sábado (29 de outubro), ocorrido no campo do Novo Ideal, no bairro Rodolfo Teófilo, a equipe dos Wines goleou o time dos Whites por 6 x 3.
Antes da partida, o atleta Douglas pediu música e foi atendido, ao vivo, pelo cantor Brega Star Rosalvo. Douglas no sábado anterior, no Estádio Uniclinic, fez 4 gols.
DOUGLAS FAZ MAIS TRÊS
Douglas já tem direito a pedir música novamente no próximo sábado, pois fez mais 3 gols no racha, ajudando o time dos Wines a golear os Whites.
O JOGO
Durante toda a partida os Wines demonstraram superioridade, principalmente na primeira etapa, que terminou vencendo por 3 x 2 e poderia ter ampliado ainda mais o placar, devido a inúmeras oportunidades perdidas e também com belas defesas do goleiro Valteci, do time dos Whites.
IGOR NÃO COMPLICOU
O meia Igor, atuou no gol do times dos Wines a maior parte do racha e não complicou, fazendo belas defesas, principalmente nas saídas pelo alto. Depois foi substituído pelo seu pai Júnior, que também não complicou.

FICHA TÉCNICA
WHITES 3 X 6 WINES
Branco: Valtecir, Bibi, Tarcísio (Humberto), Matheus, Abner, Rosalvo, Yvanzinho, Wellington, Fernando, Paulinho e Jean.
Gols: Jean (1), Paulinho (2)
Vinho: Igor (Prego), Leimar, Souza, Beto, Lucas, Prego (Igor), Dudé, Douglas, Irapuan, Marquinhos e Anchieta
Gols: Douglas (3), Marquinhos (2), Irapuan (1)
Cartão Amarelo: Humberto, Wellington

Douglas pede músice e é atendido ao vivo:
video

Lance do racha:
video

CEARÁ PERDE DE VIRADA PARA O FLU E SE COMPLICA AINDA MAIS NO BRASILEIRÃO

A situação do Ceará complicou ainda mais neste sábado, no estádio Presidente Vargas. Jogando em casa, com a força da torcida, o time tinha a chance de, com a vitória, sair da Zona de Rebaixamento. Em campo, o time não correspondeu e amargou mais uma derrota. Jogando melhor, principalmente no 2º tempo, o Fluminense venceu por 2x1. Os gols da partida foram de Felipe Azevedo, para o Ceará e Rafael Sobis (duas vezes) para o Flu.
Com o resultado, o Vovô segue com 32 pontos e na 17ª posição. Já o Tricolor foi aos 53 pontos e assumiu, momentaneamente, a quarta posição.
PRÓXIMOS JOGOS
O Ceará volta a jogar no Campeonato Brasileiro diante do Avaí, no próximo domingo (6/11), na Ressacada, às 17h. Já o Fluminense atuará mais uma vez fora de casa. O Tricolor carioca terá o Internacional como adversário, no Beira-Rio, no mesmo dia e horário.

Confira os gols da partida:
video

sábado, 29 de outubro de 2011

DIA NACIONAL DO LIVRO

Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO.
O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga.

Confira uma entrevista com o professor Marcílio, autor da Editora Smile:
video

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

RACHA DA AMIZADE DE SÁBADO NO NOVO IDEAL



A Diretoria do Racha da Amizade avisa a todos os racheiros que o racha desse sábado (29 de outubro de 2011) será no no campo do Novo Ideal.
O horário reservado para começar o nosso racha é às 15:45, impreterivelmente. Assim, a Diretoria pede a colaboração de todos para chegarem até às 15:30 no máximo.

DIA DE SÃO JUDAS TADEU

Hoje, 28 de outubro, comemora-se o Dia de São Judas Tadeu, o patrono das Causas Desesperadas.
São Judas, designado por Tadeu (que significa o corajoso), é um dos Doze Apóstolos escolhidos por Jesus para o acompanhar na Sua vida pública. Irmão de S. Tiago Menor, primo de Jesus, seguiu o Divino Mestre de perto e depois do dia de Pentecostes dedicou-se à pregação do Evangelho na Judéia, Samaria, Mesopotâmia (hoje região do Iraque) e na Pérsia, aonde viria a morrer martirizado, juntamente com o Apóstolo São Simão, apelidado «o Zelote». Costuma ser representado com uma moca ou cacete na mão porque foi assassinado à paulada. O seu corpo foi trazido para Roma, onde é venerado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O Papa Paulo III concedeu indulgência plenária a quem visitar o seu túmulo no dia da sua festa, que a Igreja fixou no dia 28 de outubro.
Por causa da traição de Judas Iscariotes, o nome de Judas (que significa Deus seja louvado) veio a cair no opróbrio, devotando os cristãos tal horror e desprezo por aquela designação que o termo Judas passou a ser usado como equivalente de traidor, criminoso, assassino, homem desprezível ou diabólico. Narra Santa Brígida que Nosso Senhor quis reparar tal estado de coisas e fazer justiça a nome tão belo e sublimemente usado por Seu primo materno. Numa aparição àquela famosa santa sueca, Jesus, num momento difícil, disse-lhe para recorrer a São Judas Tadeu, pois ele queria ajudar os seus irmãos neste mundo. A influência das revelações de Santa Brígida estendeu-se desde a Idade Média ate os dias de hoje e é por isso que muitos cristãos passaram a recorrer a São Judas, a exemplo de Santa Brígida. Tais foram e têm sido os favores espetaculares do Santo que a sua fama alcançou todo o mundo católico, tornando-se conhecido na tradição cristã como o advogado das causas consideradas perdidas, desesperadas, angustiosas ou muito difíceis de resolver satisfatoriamente.

Poderoso patrono das causas difíceis e desesperadas
Assim, desde o século XIV, S. Judas éinvocado nos casos difíceis e a experiência provou o poder da sua intercessão nas circunstâncias em que, esgotados todos os meios humanos, as causas parecem totalmente perdidas ou desesperadas.
Um escritor eclesiástico assegura que “entre os devotos de S. Judas, poucos há que não tenham recebido provas especiais da sua assistência nas doenças, nos assuntos mais difíceis e mesmo no desespero, nos temores, nos desgostos, nas calúnias, na pobreza, na miséria, e nas ocasiões em que toda a esperança humana parecia perdida”. S. Bernardo de Claraval tinha uma enorme devoção ao santo Apóstolo. Depois de ter conservado e honrado durante toda a sua vida uma relíquia do Santo, ordenou que, quando morresse, lhe pusessem sobre o coração e assim o enterrassem.
Dizia que não queria se separar daquele que tinha sido um poderoso protetor da sua pureza e o seu auxílio em todas as dificuldades.
Como São Bernardo, muitos têm encontrado no patrocínio de São Judas o alívio que há muito procuravam. A capela com a sua imagem na Basílica dos Mártires, em Lisboa, prova bem o agradecimento de inúmeras almas, que, aflitíssimas, a ele recorreram com eficácia. Mas capelas por todo o mundo atestam o mesmo fato. Ele entrou na devoção dos povos católicos e tem marcado a sua presença ao longo dos séculos com poderosos favores.

DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO

No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.
Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.
As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.
Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.
Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.
Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.
Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.
Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

TEM CEARENSE FAZENDO BONITO NO PAN

Ana Cláudia, de Jaguaretama para o Mundo.
Tem cearense subindo no pódio do Pan-Americano de Guaralajara. Além de Thiago Monteiro que ganhou ouro no tênis de mesa por equipe, e Joílson da Silva que conquistou o bronze nos cinco mil metros (atletismo). Desta vez foi Ana Cláudia Lemos.
Em prova emocionante, Ana Cláudia conquistou a medalha de ouro nos 200m, no atletismo, no Pan-Americano de Guadalajara, nesta quinta-feira.
Ana Cláudia, nascida em Jaguaretama, completou a prova em 22s76 e brigou pelo primeiro lugar com a jamaicana Simone Facey, que com 22s86 ficou com a prata. Mariely Sanchez, da República Dominicana, ficou com o bronze, com o tempo de 23s02.
Valeu Ana, O HJ NOTÍCIAS parabeniza pela conquista!

(VAZAMENTO NO ENEM) POLÍCIA FEDERAL INSTAURA INQUÉRITO

Criatividade no protesto dos alunos.
A superintendência da PF (Polícia Federal) em Fortaleza (CE) informou, no final da tarde desta quarta-feira (26 de outubro), que instaurou inquérito policial para investigar o vazamento de questões nas provas aplicadas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011.
O MEC (Ministério da Educação) protocolou nesta quarta-feira o pedido de investigação do caso à PF, mas agentes federais já tinham iniciado os levantamentos iniciais antes da chegada da solicitação. Segundo a PF, policiais já trabalhavam no monitoramento de informações e declarações dos estudantes do Ceará sobre o Enem 2011.
O ministério também descartou anular as questões a que os alunos do Colégio Christus, em Fortaleza, tiveram acesso antecipado. Segundo a assessoria do ministério, anular os itens feriria a isonomia em relação aos outros estudantes do país, já que, em tese, somente os alunos do Christus tiveram acesso às questões do pré-teste. Ainda de acordo com o MEC, a discussão sobre os itens só surgiu na internet depois que as provas foram concluídas.

Desclassificação
O MEC vai desclassificar os alunos do Colégio que fizeram a prova. Até o momento, o número que o MEC divulgou é de 639 inscritos.
As perguntas vazaram do pré-teste aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), conforme o UOL Educação apurou. Testes prévios do Enem foram feitos no Colégio, em outubro do ano passado.

Anulação das questões
O procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho disse que recomendou à presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais), Malvina Tuttman, que sejam anuladas as questões que vazaram para todos os candidatos.
"Se vazou, como eu posso dizer que foi só para aquele pessoal. Eu disse [para a presidente do Inep] que essa solução [cancelar o exame só dos alunos do colégio Christus] não se sustenta. Eu coloquei na recomendação que esse era um concurso nacional e ela estava querendo dar uma solução local", disse Costa Filho.
Uma das questões vazadas (ENEM e TD do Christus)
O procurador afirma que anular todo o exame iria causar um dano muito grande, "a anulação parcial causaria menos trauma". "Tem candidatos que vão gostar e os que não vão gostar. Mas esse é o remedio", disse.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

BURACO NO PAN AMERICANO

O HJ NOTÍCIAS foi procurado por algumas pessoas que circulam no Pan Americano, para reclamar de um buraco, localizado na rua Pernambuco, no bairro Pan Americano, que vem causando transtornos a população do bairro. O buraco, segundo a pessoas do bairro, já houve vários reparos por parte da Prefeitura de Fortaleza, mas o problema sempre persiste. Dona Telma, que reside nas proximidades, acha que o serviço é mal feito por parte da Prefeitura.
O HJ NOTÍCIAS noticia e apela para que a Prefeitura de Fortaleza, em sua Regional 4 que resolva o problema e ajude a população.

O HJ NOTÍCIAS foi conferir o problema, veja a matéria:
video

GABARITO ENEM 2011

Confira as provas e gabaritos do ENEM 2011, clicando no link http://enem.inep.gov.br/: O HJ NOTÍCIAS deseja sucesso a todos!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

DIA DA DEMOCRACIA

Hoje, 25 de outubro, comemora-se o Dia da Democracia.
A palavra "democracia" tem origem no idioma grego démokratía, ou seja, dêmos 'povo' e kratía 'força, poder'. Assim, a democracia é o sistema de governo em que prevalece a vontade da maioria e o respeito aos direitos da minoria. As sociedades democráticas são governadas por representantes eleitos de forma direta e tem como ideias a liberdade, igualdade e fraternidade. Por ser tão importante na vida dos cidadãos tem um dia para ser comemorada: 25 de outubro. Não se sabe ao certo a origem da data, mas o importante é que na maioria dos países ela chegou para ficar!

DIA DO DENTISTA

O Dia Nacional do Dentista coincide com a assinatura do decreto 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação em odontologia no país, especificamente nos estados da Bahia e Rio de Janeiro. Através de uma portaria do Conselho Federal de Odontologia, a data passou a homenagear quem se dedica à profissão no Brasil.
O QUE FAZ?
Quem pensa que dentista só cuida dos dentes se enganou. Também trata dos problemas da gengiva, boca e ossos da face. Na verdade, ele cuida da saúde bucal como um todo, além da parte estética. Dentre as funções, pode fazer restaurações, obturações, projetar e instalar próteses e dentaduras.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

DIA DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU)

O dia 24 de outubro é o dia das Nações Unidas porque foi exatamente nessa data, no ano de 1945, que a Organização passou a existir oficialmente.
Em 1945, quando o mundo comemorava o fim da II Guerra Mundial, foi realizada, em São Francisco (EUA), a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional, com a presença de 50 países, inclusive o Brasil. Desse encontro, resultou um documento chamado Carta das Nações Unidas, assinado pelos 50 países participantes, que se comprometiam a manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais, além de promover o desenvolvimento dos países no mundo todo. Assim nasceu a Organização das Nações Unidas - ONU.
Na verdade, ela veio substituir a Liga das Nações, que havia surgido no final da Primeira Guerra Mundial, com finalidade parecida.
Atualmente, a ONU conta com 189 das 192 nações existentes no planeta. A paz e a segurança são os objetivos principais em todas as suas iniciativas. Uma prova disso foi que, em 1988, as forças de manutenção de paz das Nações Unidas ganharam o Prêmio Nobel da Paz, pelo seu empenho em preservar a harmonia entre os povos.

domingo, 23 de outubro de 2011

GREVE DOS PROFESSORES PREJUDICAM ALUNOS NO ENEM

A greve recente dos professores da Rede Estadual do Ceará prejudicaram e muito os alunos da escola pública na prova do ENEM. É claro, que o HJ NOTÍCIAS não vai julgar quem está certo: professor, estado etc., mas não podemos deixar de noticiar que os alunos das escolas públicas estão sempre em desvantagens com os alunos das escolas particulares e, este ano piorou ainda mais com a greve.
DOMINGO TRANQUILO
Depois de um sábado marcado pela correria para chegar a tempo aos locais de prova, o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi tranquilo em Fortaleza (CE) neste domingo. Apesar disso, alguns professores que acompanhavam o processo reclamaram da organização do exame.

Confira uma entrevista com Valdir, que terminou o 2º grau em escola pública:
video

Jardel, se sente prejudicado pela greve dos professores:
video

DIA DO AVIADOR

14 bis
No dia 23 de outubro comemoramos o Dia do Aviador porque foi nesta data no ano de 1906 que Santos Dumont, o grande inventor brasileiros levantou vôo com o seu "14 Bis". Foi o primeiro vôo de um aparelho mais pesado que o ar. Era o princípio da aviação, o meio mais rápido e arrojado de locomoção conseguido pelo homem.
Alberto Santos-Dumont nasceu a 20 de julho de 1873 em Santa Luzia do Rio das Velhas, hoje cidade de Santos-Dumont, depois de ter sido denominada cidade de Palmira por dilatados anos. Era filho do engenheiro Henrique Dumont e de D. Francisca de Paula Santos. Faleceu em Guarujá - São Paulo - em 23 de julho de 1932. Eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 4 de junho de 1931, não chegou a tomar posse de sua cadeira.
Ainda pequeno, Alberto muda-se para Valença onde a família passou a se dedicar ao café. Em seguida seu pai comprou a Fazenda Andreúva a cerca de 20 km de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Ali, o pai de Alberto logo percebeu o fascínio do filho pelas máquinas da fazenda e direcionou os estudos do rapaz para a mecânica, a física, a química e a eletricidade.
Apesar de sua ascendência francesa e de ter realizado a maior parte de sua obra em Paris, amava o Brasil profundamente e vivia protestando ao governo para que desse mais atenção à aviação. Aqui suicidou-se em 1932. Estava com profunda depressão originada pelo excesso de trabalho e pelas fortes tensões que sofrera em perigo nos vôos experimentais.
Alberto Santos-Dumont é considerado o Pai da Aviação. A Lei 3636, de 22 de setembro de 1959, concedeu-lhe o posto honorífico de Marechal-do-Ar. De 16 a 23 de outubro transcorre a Semana da Asa.

Confira um pouco da acobracia do sanfoneiro e piloto Waldonys:

video

FOI RUSSO GANHAR DA RÚSSIA NO GRAND PRIX DE FUTSAL

Foi russo ganhar da Seleção da Rússia na final do Grand Prix de Futsal, mas o Brasil conquistou o título, com uma vitória, literalmente suada, por 2 x 1, na manhã deste domingo (23 de outubro).
A seleção russa começou ganhando o jogo com um gol de Sergey Abramov, mas o cearense Valdin, melhor jogador da partida, arrancou o empate para delírio da torcida que lotou a Arena Amadeu Teixeira, em Manaus (AM). A partida bastante disputada só foi decidida no segundo tempo da prorrogação com o gol de peito de Falcão, que garantiu o hexacampeonato para a seleção.


Confira os gols da partida:
video

sábado, 22 de outubro de 2011

RACHA DA AMIZADE (WINES GOLEIAM WHITES)

Douglas, 4 gols
No Racha da Amizade desse sábado (22 de outubro), acontecido, excepcionalmente no estádio Antônio Cruz, o time de Vinho goleou o Branco por 6 x 3. A grande "arma" dos Wines foi a coletividade: os atletas tocaram bem a bola, sem se preocupar com o individualismo.
O placar na primeira etapa ficou em 4 x 1. Enquanto o time Branco discutiam uns com os outros, o Vinho tocava a bola, principalmente no meio campo, chegando sempre em condições de marcar. Salvo uma ou outra reclamação, os Wines deram uma verdadeira aula de como deve jogar coletivamente.
PODERIA TER SIDO PIOR
A goleada só não foi maior, porque o goleiro Valteci do time Branco fez inúmeras defesas, além dos gols perdidos pelos atacantes.
O destaque individual foi o atleta Douglas, que marcou 4 gols e no próximo sábado, poderar pedir música, ao vivo, com o Brega Star Rosalvo.
O PRÓXIMO RACHA SERÁ NO NOVO IDEAL
No próximo sábado (29 de outubro), o Racha da Amizade, será no campo do Novo Ideal, no bairro Rodolfo Teófilo, pois o campo do Tiradentes está em reforma, a qual acabará em torno de 4 semanas.
FICHA TÉCNICA:
WINES 6 X 3 WHITES
WINES: Márcio, Bibi, Rafael, Paulão e Abner, Leimar, Júnior, Irapuan e Douglas, Felipe(Lucas), e Paulinho.
Gols: Dougas (4), Paulinho e Felipe
WHITES: Valteci, Tarcisio, Brasileiro, Souza e Felipe Brasileiro; Wellington (Felipe), Jean, Yvanzinho e Matheus, Marquinhos e Anchieta.
Gols: Marquinhos (2) e Felipe.
Cartões amarelos: Bibi e Felipe Brasileiro
Arbitragem: Alexandre

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DIA DO CONTATO PUBLICITÁRIO

Hoje, 21 de outubro, comemora-se o Dia do Contato Publicitário.
Essa é uma área deveras específica do Curso de Publicidade e Propaganda, e vital para o crescimento do profissional de publicidade, pois ele deverá desenvolver um elo de ligaçãoentre seus clientes, além de se especializar em outros tópicos, como o estudo de técnicas de vendas de produtos, filosofia, teoria da comunicação, estatística e conceitos de administração estão entre as disciplinas básicas. Outras que fazem parte do currículo estão mais voltadas ao desenvolvimento da criatividade

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

RACHA DA AMIZADE (RACHA DO PRÓXIMO SÁBADO NO CT DO UNICLINIC)

A Diretoria do Racha da Amizade comunica a todos os racheiros que o próximo racha, sábado dia 22 de outubro de 2011, será realizado no Estádio Antonio Cruz, localizado no CT Uniclinic, na logoa redonda.
Em função da distância, os organizadores do RA pede que os atletas cheguem às 15h30min no Estádio Antônio Cruz para que não haja atraso no melhor racha de Fortaleza.

FORTALEZA CONFIRMADA NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Fortaleza foi confirmada, nesta quinta-feira (20), como uma das sedes da Copa das Confederações de 2013. Mais que isso, a capital cearense receberá uma das semifinais da competição, juntamente com Belo Horizonte. A Seleção Brasileira ficará entre as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste ao longo da Copa do Mundo 2014. Na primeira fase, a Fifa confirmou o que se esperava, em evento em Zurique, na Suíça, na tarde desta quinta-feira: a sequência de jogos do anfitrião será São Paulo, Fortaleza e Brasília. Depois, se passar como líder do grupo A, o time de Mano Menezes irá à Belo Horizonte, Fortaleza novamente, Belo Horizonte e Rio de Janeiro para a final. No caso do segundo posto, eis a trajetória: Fortaleza, Salvador, São Paulo e Rio.
Assim, o Sul, que conta com Porto Alegre (Beira-Rio ou Arena do Grêmio) e Curitiba (Arena da Baixada), e o Norte (que recebe duelos com a Arena Amazônia) não verão o Brasil. Curiosamente, o Maracanã, sede também da final da Copa das Confederações, só abrigará a Seleção numa hipotética decisão. Apesar disso, o estádio é o que mais recebe partidas, junto a Brasília: sete.
- Sempre seria a coisa mais inacreditável do mundo tirar a final do Maracanã. E se Deus quiser, vamos (Brasil) chegar à final, tenho certeza absoluta disso - afirmou Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador Local), sobre a pouca presença nacional do "Maior do Mundo".
Os horários estão distribuídos entre 13h e 22h, a abertura será às 17h, em São Paulo, no dia 12 de junho. A final acontece às 16h. Confira abaixo a sequência de fases com os horários, que respeitarão o clima mais quente das regiões Nordeste e Norte, ainda que na época do ano seja inverno no Brasil.

DIA DO ARQUIVISTA

O exercício da profissão de ARQUIVISTA só é permitido, segundo a lei 6.546/78 que regulamenta a profissão, aos diplomados por Curso Superior em Arquivologia, ou aqueles que na época de publicação da Lei comprovaram pelo menos, cinco anos ininterruptos de atividade ou dez intercalados. Estes foram, em 1978, provisionados, e receberam registro de ARQUIVISTA. Ainda segundo a lei, estes profissionais precisam se registrar na Delegacia Regional de Trabalho de seu estado.
Muitas pessoas acreditam que documentos antigos, empoeirados e amarelados são as ferramentas de trabalho que um ARQUIVISTA utiliza no seu dia a dia. No entanto, trata-se de apenas mais uma das muitas confusões que ocorre quando se fala nessa profissão, assim como a ligação (errônea) que se costuma criar entre o ARQUIVISTA e o Bibliotecário.
O ARQUIVISTA é o profissional capaz de recuperar, no menor tempo possível, uma informação armazenada em qualquer que seja o meio, seja ele físico, digital ou virtual. A Gestão Arquivística de Documentos e Informação implica produção, circulação, uso, arquivamento, recuperação e classificação de documentos que vão desde certidões de nascimento até documentos sigilosos de guerra, passando por relatórios fundamentais a uma rápida e eficaz tomada de decisão gerencial. A consulta ao documento certo, sem perda de tempo, pode garantir rápidas decisões e até um posicionamento estratégico mais eficiente.
Hoje, muitas áreas do conhecimento têm percebido a Arquivologia enquanto diferencial competitivo no desenvolvimento de suas atividades, justamente pelo caráter informacional que o ARQUIVISTA consegue agregar a estas atividades. As técnicas e princípios da Arquivologia têm garantido a muitas empresas a obtenção de cases de sucesso em seus projetos.
A profissão de ARQUIVISTA encontra-se em efetiva ascensão, com diversificado mercado de trabalho: Arquivos Históricos e Administrativos, Arquivos Empresariais, Arquivos Pessoais, Centros de Documentação e Memória, Arquivos Especializados, Consultorias Arquivísticas, Serviços ou Redes de Informação, Órgãos de Gestão do Patrimônio Cultural, Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento, Gestão da Qualidade etc.
Ainda existe um estigma de que uma pessoa que trabalha com arquivos tem uma ocupação monótona e que lida apenas com um monte de papéis velhos, mas fica patente, a cada di,a que, quem já percebeu o quanto o ARQUIVISTA pode contribuir no apoio à gestão, especialmente na era da informação, está partindo na frente no mercado e obtendo excelentes resultados.







quarta-feira, 19 de outubro de 2011

DIA DO PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA

Hoje, 19 de outubro, comemora-se o Dia do Profissional de Informática.
O mercado da área de informática é vivo, ou seja, está constantemente crescendo e mudando de foco. Isso significa que o que é essencial hoje, amanhã pode nem mais existir. Por esse motivo, exige-se que seus profissionais estejam em constante formação e busca por novos conhecimentos.
A formação técnica ou superior não garante conhecimento, nem tão pouco avalia um profissional. Serve sim como uma importante ferramenta no seu desenvolvimento.
Ser um "profissional de informática" é algo muito relativo e complexo, pois a informática abrange uma grande gama de setores, os quais exigem grande conhecimento e domínio de ferramentas só empregadas àquele setor. Na maioria das vezes, ter um diploma de curso superior ou até mesmo uma pós-graduação não significa que se tem o conhecimento completo da área em que se forma. Ao contrário, uma pessoa autodidata, que se mantém atualizada quanto às tendências de mercado e às novas tecnologias, possui igual ou maior conhecimento do que um profissional com vários anos de formação.
Confira uma entrevista com Eduardo e Solange Gomes, dois profissionais de informática que trabalham, respectivamente, com Web e Design Gráfico:
video

FORTALEZA, 93 ANOS DE GLÓRIA E TRADIÇÃO

O Tricolor de Aço completou, nesta terça-feira, 18 de outubro, 93 anos de glória e tradição.
As comemorações dos 93 anos de fundação do Fortaleza Esporte Clube tiveram sequencia com uma bonita festa realizada nesta terça feira à noite no Estádio Alcides Santos, no Pici. Estiveram presentes membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo, além de centenas de torcedores e pessoas de grande representatividade na história do clube.
As festividades tiveram início ainda pela manhã, quando foi realizada uma queima de fogos no Parque dos Campeonatos, com alvorada musical e hasteamento das bandeiras do Brasil e do Fortaleza, ao som dos respectivos Hinos, executados banda da 10ª Região Militar, que também tocou o tradicional “Parabéns pra você”.
A segunda parte da programação foi iniciada por volta das 16 horas, com som mecânico para animar a galera. Em seguida, já no início da noite, aconteceu a solenidade de entrega do Troféu Leão de Ouro – Edição 2011. Na ocasião, foram homenageados "post mortem", as seguintes personalidades: Alfredo de Almeida Machado, Ido de Almeida Barreto, José Turíbio de Souza, Lara Ferreira Rocha, Manoel Nogueira Borges e Mario Henrique Farias Costa, que foram representados por Alfredo Holanda Ricardo Machado, Tereza Fernandes Barreto, Helio de Morais Souza, Helena Rocha, Valquíria Borges e Marcos Augusto Costa, respectivamente, que receberam os troféus.
Casamento de Alex e Dannytza
O troféu de Jogador Revelação de 2011 foi entregue pelo radialista Jorge Telmo, ao atleta Edson Moreira da Silva, o Edinho. Já o presidente do MITT, Olavo Diógenes, homenageou com um bonito troféu, o garoto João Gabriel, atleta das categorias de base do Fortaleza, ganhador da promoção “Bola Cheia”, do programa Fantástico, no mês de agosto, que o HJ NOTÍCIAS teve participação, mandando o vídeo do belo gol para o site da Globo. Na sequencia aconteceu uma sessão solene da Câmara Municipal de Fortaleza, comandada pelo vereador Leonelzinho Alencar.
Dando continuidade à programação, aconteceu o casamento civil de Alex e Dannytza, torcedores fervorosos do Leão, que resolveram oficializar uma união de dez anos, no estádio Alcides Santos e no dia do aniversário do Fortaleza. O casamento foi realizado pelo magistrado Alisson Simeão, juiz de direito da Comarca de Ibiapina, com autorização do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, José Arísio Lopes da Costa. O processo tramita pelo Cartório João de Deus, que enviou uma equipe ao local.
E como não poderia deixar de ser, foi celebrada uma missa em Ação de Graças ao Fortaleza Esporte Clube, pelos seus 93 anos de existência completados nesta data. O ato religioso foi comandando pelo padre Rui, da Paróquia do bairro José Walter, torcedor do Leão do Pici, que abençoou a todos os presentes, em especial aos dirigentes do Clube e à imprensa que cobre o dia a dia do Tricolor.
O radialista e poeta Pedro Sampaio abrilhantou a festa, quando declamou emocionado um poema de sua autoria, intitulado “Sou Tricolor de Coração”, arrancando muitas palmas da torcida presente.
Encerrando as comemorações foi promovida a degustação de salgadinhos e refrigerantes, complementado uma das festas de aniversário mais bonitas já realizadas no Parque dos Campeonatos.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

DIA DO MÉDICO

No dia 18 de outubro, comemora-se o dia daquele que se preocupa com a nossa saúde, e não sossega enquanto a gente não fica bom. Ele é o médico, seja pediatra, ginecologista, oncologista ou clínico geral, não importa a especialidade.
É sábio conhecedor de cada parte do corpo humano, sabendo o que devemos fazer quando algo não vai bem em nosso organismo. É ele quem investiga as causas das doenças humanas, buscando sua prevenção e cura.
A data 18 de outubro foi escolhida em homenagem a São Lucas, padroeiro da medicina e consta como dia do santo pela tradição litúrgica.
São Lucas exercia a profissão de médico e também tinha vocação pela pintura. Escreveu o terceiro evangelho e o "ato dos apóstolos" da Bíblia Sagrada. Acredita-se que veio de família abastada pelo seu estilo literário.
Nasceu na Turquia no século I, quando esta ainda se chamava Antióquia. Discípulo de São Paulo, ele o seguiu em missão, sendo chamado pelo religioso de "colaborador" e "médico amado".
A medicina é a ciência que investiga a natureza e a origem das doenças do homem de modo a preveni-las, controlá-las e curá-las, preservando assim a saúde das pessoas. A palavra deriva do verbo latino mederi que significa curar e tratar.
A ciência surge de forma experimental, como resultado de experiências com técnicas ainda rudimentares (como tomar banho frio para baixar a febre, por exemplo). Desenhos rupestres mostram que na pré-história o homem já reconhecia algumas doenças e o efeito terapêutico de plantas curativas, além do calor, frio e luz solar.
Somente no final do século é que se inicia a medicina moderna com o estudo da anatomia humana. Em 1543, o médico André Vesálio publica "A organização do corpo humano" com descrições e detalhes do corpo humano, representando um grande avanço na medicina ainda incipiente. Para conceber a obra, André usou a técnica de dissecação de cadáveres, tendo sido, por isso, condenado à morte pela Inquisição.
Um médico pode atuar em diversas áreas. Vejamos algumas especialidades:
- alergia e imunologia - cuida da defesa do organismo
- anestesiologia - aplica anestésicos
- angiologia - cuida das veias e artérias
- cardiologia - cuida das doenças do coração
- dermatologia - cuida das doenças da pele
- endocrinologia - atento aos distúrbios hormonais e do metabolismo
- gastroenterologia - trata do sistema digestivo
- genética - trata das doenças genéticas
- ginecologia e obstetrícia - trata do aparelho reprodutor feminino, gravidez e parto
- hematologia - cuida das doenças no sangue
- homeopatia - é o clínico geral que utiliza remédios homeopáticos, utilizando diluições de substâncias naturais.
- infectologia - cuida das doenças infecto-contagiosas
- mastologia - trata das doenças nas glândulas mamárias
- neurologia - trata de distúrbios no sistema nervoso
- nefrologia - cuida dos rins
- oftalmologia - trata dos olhos
- ortopedia e traumatologia - cuida dos ossos e músculos
- otorrinolaringologia - cuida dos ouvidos, nariz, boca e garganta
- patologia : faz diagnósticos baseados em exames laboratoriais
- pediatria - cuida das doenças em crianças
- radiologia - faz diagnósticos a partir de exames radiológicos
- reumatologia - cuida das cartilagens e articulações
- urologia - cuida das doenças nas vias urinárias
Na medicina cirúrgica, o médico faz cirurgias por motivos de saúde ou estéticos (cirurgia plástica). Na esportiva, pode prestar orientação médica a atletas ou tratar distúrbios adquiridos após atividades esportivas.
Ao se especializar em medicina legal, o médico-legista realiza necropsias, exames de DNA e de corpo de delito.
E se área escolhida for a medicina do trabalho, previne e cuida de doenças decorrentes da prática profissional ou causadas pelo ambiente de trabalho.
Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, nasceu na ilha de Cos, 460 anos a.C., tendo pertencido ao ramo de Cos, da família Esculápio (ou Asclepíades), por descendência masculina.
O termo esculápio é igualmente empregado para designar os médicos em geral, na medida em que praticam a arte de Esculápio (ou Asclepios), o Deus da medicina na época clássica. Na sua origem, o termo se restringe aos filhos de Esculápio, Podalira e Machaon, personagem famosos, ambos médicos, e seus descendentes.
Fundador da família, Esculápio era conhecido por seu grande saber médico e, de acordo com algumas biografias, Hipócrates era seu décimo-nono descedente e o vigésimo a partir de Zeus.
O avô de Hipócrates, também médico, chamava-se Hipócrates, mas nunca alcançou a fama daquele que se tornou conhecido como o pai da medicina.
Até hoje os recém-formados fazem o juramento de Hipócrates no dia da colação de grau, no qual prometem exercer a medicina com ética, seriedade e respeito aos pacientes.
No século XX, o Brasil se projeta internacionalmente com destaque para os cientistas Carlos Chagas, Vital Brazil, Oswaldo Cruz e Gaspar Viana.
- Carlos Chagas descobriu a Doença de Chagas, em 1909, numa criança em Minas Gerais, além de ter revelado todos os seus aspectos, incluindo a cura. Transmitida pelas fezes do inseto barbeiro ou chupão, contaminadas pelo micróbio trypanossoma cruzi, a Doença de Chagas ainda não foi erradicada do Brasil, onde cerca de 5 milhões de pessoas encontram-se infectadas.
- Vital Brazil, nascido em Campanha, Minas Gerais, formou-se médico em 1891 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Combateu epidemias de varíola, febre amarela e cólera no interior paulista, sendo responsável pela criação dos soros contra picada das cobras jararaca e cascavel. Em 1899, assumiu a direção do Instituto Butantã, especializado na produção de soros antiofídicos. Anos mais tarde fundou o Instituto Vital Brazil, voltado para elaboração de soros e vacinas.
- Oswaldo Cruz se especializou em bacteriologia pelo Instituto Pasteur de Paris. E ao voltar da Europa se engajou no combate à peste bubônica que se disseminava no Porto de Santos, em São Paulo. Também combateu a febre amarela no Rio Janeiro quando ocupou o cargo de Diretor-Geral de Saúde Pública, o que corresponde hoje ao Ministro da Saúde.
- Gaspar Viana, nascido em Belém, Pará, foi bacteriologista e ficou famoso pela cura da leishmaniose. A doença é provocada por um protozoário microscópico que se hospeda no mosquito transmissor conhecido como mosquito-palha ou cangalhinha, menor que um pernilongo comum. A transmissão se dá pela picada.
O curso de graduação em Medicina tem duração de seis anos, em média, além da residência médica ou especialização.
Quando formado, o médico deve optar por uma especialidade médica na qual deseja clinicar estendendo seus estudos por mais dois anos. É na especialização que ele adquire experiência e tem contato com o dia-a-dia da profissão.
Com aulas em período integral, o curso tem disciplinas básicas como anatomia, fisiologia e patologia, quando aprende a dissecar cadáveres em laboratórios. Além das profissionalizantes e do estágio obrigatório.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DIA DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA BRASILEIRA

Nesse 17 de outubro, comemora-se o Dia da Indústra Aeronáutica Brasileira.
A história das indústrias brasileiras é bastante recente quando comparada à de outros países, principalmente os que viveram a Revolução Industrial no século XIX. Por isto, a maior parte das realizações industriais do nosso país se referem a instalação, manutenção, consolidação e integração do parque industrial.
Só recentemente, na década de 90, que o Brasil começou a adotar uma política de competitividade. A produção de petróleo, por exemplo, praticamente triplicou em 1994, impulsionada pela crise de petróleo da década de 70. Também na década de 90 a indústria automotiva foi modernizada e cresceu significativamente. Entre 1990 e 1997, o Brasil passou a ocupar oitavo lugar na classificação mundial de produção de automóveis - antes era o décimo colocado.
A indústria aeronáutica demorou para "decolar" no Brasil. Somente há cerca de 20 anos é que a produção de aeronaves brasileira ganhou força, mas valeu a pena: hoje, a Embraer é a quarta maior empresa produtora de jatos regionais do mundo; a indústria aeronáutica brasileira é a sexta maior do mundo. O "Tucano", avião militar, é usado em mais de 14 Forças Aéreas no mundo, por exemplo.
Até mesmo no espaço há a marca da indústria brasileira. Em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), foram desenvolvidos programas de construção de satélites, inclusive com a colaboração da Nasa. O CBERS, por exemplo, foi o primeiro satélite de sensoriamento remoto brasileiro, produzido junto com a China e lançado em outubro de 1999.
A indústria de informática, principalmente de hardware, não pára de crescer, gerando grandes receitas para o país e diminuindo a necessidade de importações. Os estados de São Paulo e do Amazonas são os principais representantes. O primeiro é responsável pela maior parte da tecnologia de informação de que dispomos no Brasil.

DIA DO ELETRICISTA

Hoje, 17 de outubro, comemora-se o Dia do Eletricista.
Nas construções, o serviço de eletricista é um dos mais importantes e meticulosos. A instalação comprometerá a segurança dos futuros usuários, se não for feita com paciência e funcionalidade. Com a descoberta da eletricidade, em 1831, o homem se tornou seu escravo, tanto que hoje não de concebe a vida sem o auxílio dos eletrodomésticos ou de uma simples lâmpada.
Os eletricistas são profissionais responsáveis pela instalação e manutenção de toda a parte elétrica da construção. Eles podem seguir diagramas desenhados por engenheiros e executá-los, sugerindo modificações, ou podem elaborar o esquema, se forem autônomos. O trabalho com a eletricidade pode trazer riscos à segurança, por isso é preciso usar sempre equipamento para prevenção de acidentes. A jornada de trabalho, geralmente, é de 40 horas semanais.
Caso necessário, são executadas horas extras remuneradas. Em alguns casos, os eletricistas podem ser obrigados a trabalhar em ambientes empoeirados e a realizar as instalações em posições que forcem os joelhos e a coluna. O trabalho pode ser exercido em ambientes fechados ou áreas abertas, sobre andaimes ou escadas.
Os pré-requisitos desse profissional são a atenção aos detalhes, boa disposição física, boa saúde, capacidade de concentração, raciocínio matemático, habilidade manual, para trabalhar em equipe e interesse pelo funcionamento das coisas. A eletricidade é a característica marcante da civilização moderna. Conforto, comodidade, segurança, informações, mais tempo de lazer, simplificação do trabalho, são alguns dos muitos benefícios decorrentes de sua boa utilização.
O Brasil desperdiça mensalmente 313 gWh de energia elétrica com instalações elétricas residenciais mal feitas ou inadequadas. Isso representa mais de trinta milhões de dólares mensais que a população joga no lixo, sem saber. Antes de tudo, é preciso que se faça uma verificação periódica dos fios da instalação interna da casa. Eles devem ter uma espessura capaz de suportar a corrente consumida pelas lâmpadas e aparelhos, pois caso a fiação esteja mal projetada, poderá ocorrer um superaquecimento, desperdiçando energia e criando condições para os incêndios.
As instalações elétricas também ficam precárias, assim sendo, de tempo em tempo, devem ser refeitas , para não gerar prejuízos físicos e/ou ao patrimônio às pessoas. Com o auxílio de um bom eletricista, é fácil fazer essa verificação e reforma. Porém, evite a tentação de solucionar o problema contratando o "eletricista do bairro", aquele que, além de eletricista, é também chaveiro, encanador e pintor.
A especialização do profissional é fundamental para sua segurança, e depois, você sabe que o comodismo tem preço, e bem alto, às vezes.

domingo, 16 de outubro de 2011

CEARÁ PERDE MAS MINEIROS LIVRAM VOVÔ DA ZONA MALDITA

A equipe o Ceará Sporting Clube, representante do nosso estado no Brasileirão, perdeu nesse sábado (15 de outubro), para o Flamengo, por 1 x 0, em pleno Estádio Presidente Vargas. Mesmo com a derrota o Alvinegro não desceu posições, pois os times mineiros (Atlético e Cruzeiro) também perderam, respectivamente para Vasco e Corinthians e livraram o time de Porangabuçu da Zona do Rebaixamento.
Mesmo mal para o Ceará, pois além do Atlético e Cruzeiro, todos os outros que estão atrás, também perderam: Atlético-PR perdeu para o Botafogo por 2 x 0, Avaí pedeu para o Internacional por 4 x 2 e o lanterna América (também mineiro) perdeu para o Figueirense por 2 x 1.
O próximo jogo do Vovô é importantíssimo, pois pega o Atlético-PR no próximo domingo (23 de outubro), na Baixada às 16h. O Atlético está na Zona do Rebaixamento, com 4 pontos atrás do Ceará.

Confira alguns lances da partida:
video

sábado, 15 de outubro de 2011

CAUCAIA COMPLETA 250 ANOS

Começaram neste sábado as festividades de 250 anos de história do município de Caucaia, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza. Uma série de atividades está programada até a próxima quinta-feira. A inauguração de um novo monumento de boas vindas e o hasteamento de uma bandeira gigante, ambos na entrada principal da cidade, marcaram o início das celebrações.
A cidade nasceu de um povoado indígena e foi chamado inicialmente de Nossa Senhora dos Prazeres. A efetivação de seus atos inaugurais aconteceu em 15 de outubro de 1759, com o nome de Vila Nova de Soure. A elevação à condição política de município se deu em 1938.
A inauguração de um pórtico, na BR-222, foi o primeiro ato festivo, no início da manhã. O equipamento apresenta informações sobre distâncias e localidades de Caucaia, com imagens turísticas e o brasão do Município.
O HJ NOTÍCIAS parabeniza a cidade e todo o povo de Caucaia!

DIA PROFESSOR (IMPOSSÍVEL NÃO LEMBRAR DO TIO HERMES)

Inesquecível Tio Hermes.
Hoje, 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor. Com certeza milhares de alunos que tiveram o privilégio de conhecer o professor Hermes Bezerra, que deixou o plano terrestre, ainda muito jovem, mas seus ensinamentos ficarão para sempre na mente de seus alunos e quem o conheceu de perto.
Parabéns Tio Hermes por tudo que fez em prol da educação! Fica a saudade, mas também, fica sua mensagem na História da Educação do nosso Estado.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

DIA NACIONAL DA PECUÁRIA

A pecuária é a arte e a indústria do tratamento e criação dos rebanhos e exerce um importante papel na economia brasileira. O maior rebanho do Brasil é o de aves, seguido pelo rebanho bovino, mas há também outros importantes: caprinos, ovinos, eqüinos, suínos etc. Esses animais fornecem produtos como leite, queijo, lã, ovos e, sobretudo, carne e couro.
O desenvolvimento da indústria da carne teve início no século XIX, mas solidificou-se no século XX, a partir de conhecimentos genéticos em favor de maior produtividade, com o objetivo de suprir a demanda das populações dos grandes centros urbanos, que surgiram com a Revolução Industrial.
No Brasil, o desenvolvimento industrial da carne é muito recente, mas próspero, visto que os pecuaristas têm se adaptado ao mercado cada vez mais competitivo ao intensificar ao máximo suas atividades produtivas, utilizando material genético adequado, técnicas de cruzamentos e manejo reprodutivo eficientes, bem como tecnologias para produção e fornecimento de alimentos e para outras etapas do manejo otimisadas.
A criação de avestruz, ou estrutiocultura, iniciada no Brasil em 1995, com dois criadouros e menos de cem animais, evoluiu rapidamente, juntamente com a tecnologia de criação dessa ave. Embora seja uma opção pecuária pouco conhecida, oferece perspectiva excelente para o futuro, em razão da carne saborosa do avestruz e dos produtos advindos de sua pele, como sapatos, cintos e bolsas.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

DIA DAS CRIANÇAS NO PICI

O Dia das Crianças, nesta quarta-feira, 12 de outubro, está acontecendo muita festa e diversão no Fortaleza. Mais precisamente, na sede do clube, no Estádio Alcides Santos, no Pici.
A programação começou a partir das 9 horas e tem como objetivo assegurar o título de "Clube da Garotada", alcunha dada pelo jornalista e ex-presidente do clube, Silvio Carlos. O Movimento Independente da Torcida Tricolor (MITT), juntamente com a diretoria de Marketing e Publicidade do Leão, providenciou para as crianças uma série de brinquedos: pula-pula, cama elástica, piscina de bolas, oficina da criança, apresentações de palhaços e teatro. A criançada terá ainda direito a algodão doce, pipoca, picolé, refrigerante, além de sorteios de brinquedos.
Ainda fazendo parte da programação, os visitantes poderão acompanhar a apresentação das categorias sub-12, sub-14 e sub 15 do Fortaleza. O diretor de marketing do Fortaleza, Aldemir Melo, diz que a programação tem tudo para repetir o sucesso das festas anteriores.
- Neste ano, esperamos mais crianças no Pici. Os pais podem trazer seus filhos, pois terão segurança e um a tarde maravilhosa - disse Aldemir Melo.
No final da tarde às 16 horas, a Diretoria e Funcionários do Clube irão enfrentar os profissionais da imprensa que cobrem o Fortaleza num amistoso festivo para encerrar a programação do Dia das Crianças.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

15 ANOS SEM RENATO RUSSO

Hoje, dia 11 de outubro, completam-se 15 anos da morte de Renato Manfredini Jr, o Renato Russo. Tempo suficiente para sentirmos a falta que faz para a música brasileira um de seus mais brilhantes compositores e intérpretes.
Para os fãs, o luto que se estende representa um hiato da genialidade do músico. Para a família e amigos, a perda representa a saudade da pessoa, do ente querido. Mas, para todos, a ausência de Renato significa a falta de alguém que diga o que se quer ouvir. Porque assim eram as suas músicas: a palavra certa, na hora exata, do jeito mais sublime.
Nascido no Rio Janeiro, em 1960, Renato nos deixou muito cedo – o que parece ser o destino dos ídolos que se tornam mitos. Nas sua curta passagem, no entanto, nos presenteou com uma extensa lista de músicas marcantes, que foram (e continuam sendo) a trilha sonora de muitas vidas, de muitos amores, de alegrias e dissabores.
Sua música continua atual. Sua história é continuamente recontada. O homem se confunde com o mito e ambos se mantêm no imaginário coletivo. Neste ano Renato foi homenageado no Rock In Rio em um show dos parceiros de Legião, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. Há um filme sendo produzido sobre sua vida, além de outros baseado em sua obra.
O músico CARLOS BRANDÃO homenageia RENATO RUSSO, cantando "Que País é Esse", ao vivo. Confira:

video

DIA DO DEFICIENTE FÍSICO

Em 11 de outubro é comemorado o Dia do Deficiente Físico. Trata-se de uma data importante para 9 milhões de cidadãos brasileiros, suas famílias, amigos e a sociedade. Pela ordem, as deficiências mais comuns são visual, motora, auditiva e mental. Multiplicam-se as iniciativas de apoio ao deficiente e defesa de seus diretos. A luta de todos nós pelo aumento das condições de acessibilidade nas ruas, calçadas, prédios, pontos turísticos, áreas de lazer, meios de transporte e até no ambiente digital, entre outros, representa um grande exemplo de solidariedade.
O acesso dos deficientes à cidadania, à educação e ao mercado de trabalho, de forma a impedir que suas incapacidades encubram suas habilidades, é também uma questão de respeito ao ser humano. Afinal, somos todos diferentes, mas temos igual direito à dignidade.

domingo, 9 de outubro de 2011

OSMAR BAQUIT ELEITO PRESIDENTE DO FORTALEZA

Osmar Baquit, eleito com 90% dos votos válidos.
O deputado estadual Osmar Baquit foi eleito neste domingo, 9 de outubro, presidente do Fortaleza. Osmar concorreu com o advogado Alexandre Borges, e conseguiu noventa por cento dos votos válidos.
Dos 140 aptos a votar, 105 cumpriram essa missão, com o resutado final apontando 92 votos para Osmar Baquit e 11 para Alexandre Borges. Dos votos apurados ainda constaram 1 voto nulo e outro em branco.
O presidente eleito irá completar o mandato de Paulo Arthur Magalhães, que renunciou em abril deste ano. O mandato irá até o fim de 2012, quando haverá uma nova eleição. Deste domingo a 30 dias, também haverá eleição para vice, com candidatos indicados pelo presidente eleito. Baquit ainda não divulgou sua 'lista tríplice'.
Durante a campanha, Baquit apresentou quatro pontos como prioridades de sua gestão, caso fosse eleito: 1) Profissionalizar o refeitório do Pici para economizar com alimentação e transporte. 2) Ampliar o estádio Alcides Santos para ficar com capacidade de 15 mil lugares. 3) Equacionar as dívidas trabalhistas do clube. 4) Reformular o programa sócio-torcedor e passar a administração toda para o próprio Fortaleza.
Logo após ser anunciado o vencedor da disputa, Baquit deu entrevista coletiva à imprensa e se mostrou bem emocionado. No discurso, o dirigente destacou, entre outras coisas, que o programa de sócio-torcedor do Fortaleza será reativado em dezembro deste ano e que será gerido pelo próprio clube.

CLÁSSICO HJ NA LIGA DO RODOLFO TEÓFILO

Na tarde deste domingo, o clássico Borússia x Natal, que acontece há mais de 10 anos (desde da época do futsal) no bairro Henrique Jorge, foi no campo do Novo Ideal. A partida valeu como início do primeiro turno da Liga do Bairro Rodolfo Teófilo. O placar foi um empate em 1 x 1, com gols de Denir, para o Borússia e Romilson, de falta, para o Natal.
O JOGO
Desde o início da partida o Borússia tomava a iniciativa, partindo para cima do adversário. Ainda na primeira etapa, o time comandado por Aluisio, fez 1 x 0, mas poderia ter marcado pelo menos outros dois. No segundo tempo, o time do Natal, voltou mais ligado e sempre no contra-ataque, com o atacante Felipe, levava perigo ao arco de "Doido". Numa falta cobrada por Romilson, o Natal empatou. O time do Borússia continuava pressionando e o time comandado por Cícero investia sempre no contra-ataque.
JOGADA POLÊMICA
O lateral Gerson, foi derrubado na área e o árbitro Marcos Aurélio marcou pênalti, mas o assistente Dodô falou para o juiz que foi fora da área, o que gerou muita polêmica por parte do Borússia, pois não é a primeira vez que o assistente, prejudica, segundo os diretores, o time do Henrique Jorge.
EXCELENTE ORGANIZAÇÃO
O HJ NOTÍCIAS pode conferir a excelente organização da Liga do Rodolfo Teófilo. A arbitragem também foi muito boa, apenas a polêmica, da possível penalidade, o que não compromete o trabalho do trio.

FICHA TÉCNICA
BORÚSSIA 1 X 1 NATAL
Liga do Rodolfo Teófilo (Novo Ideal)
BORÚSSIA: Alex (Doido), Gerson, Deson, Edilmo e Carlos (Dielson), Eduardo, Branco, Márcio (Paulo Renê), Rafinha (Diógenes); Wiston (Nelsinho) e Denir. Técnico Aluisio.
NATAL:  Hemídio (Felipe Sousa), João (Romilson), Eleilson, Márcio (Lindemberg) e Nonato (Roberto), Ernandi, Jorge Henrique, Júlio César (Leonardo) e Rony, Gleydsinho e Felipe. Técnico: Cícero.
Árbitro: Marcos Aurélio
Assistente: Assis Pereire e Airton Firmino (Dodô).
Mesária: Ivoniza Lúcio.

Veja alguns lances da partida:

Primeiro gol da partida, marcado por Denir, para o Borússia:
video

Gleydsinho, fala no intervalo com o HJ NOTÍCIAS:
video

Denir, fala sobre o jogo no primeiro tempo:
video

Gol de Romilson, empatando a partida:
video

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)