terça-feira, 8 de maio de 2012

DIA DO PROFISSIONAL DE MARKETING

Hoje, dia 8 de maio comemora-se o Dia do Profissional de Marketing. Esta data representa uma ótima oportunidade para avaliar a importância das pessoas que atuam nesta área, que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho.
Quem é o marketeiro?O marketeiro tem como função colocar em prática os seus conhecimentos para estimular a venda de produtos e lidar como peso da concorrência. Ele deve atuar com a meta de aproveitar as oportunidades no mercado e render lucros para a empresa. O profissional deve ainda agir de uma forma capaz de satisfazer os clientes.
Com um amplo conhecimento de mercado e estratégias de marketing, o profissional tem condições de melhorar o prestígio de um determinado produto, superar a concorrência e aumentar a lucratividade da empresa. Ele pode ainda colocar em prática as suas ações com base nas pesquisas e análise do público alvo.
Veja como melhorar a formação: Mestrado em Marketing
O profissional de marketing precisa estar em constante atualização para conseguir acompanhar os avanços da sua área. Para promover produtos e serviços, ele deve estar consciente do cenário em que vive e das responsabilidades que possui. O sucesso do marketeiro depende muito do seu desempenho, sendo que alguns fatores são determinantes para a sua carreira: empreendedorismo, liderança, transparência, competência, criatividade e ética.
Quais as oportunidades?
O mercado de trabalho do profissional de marketing é amplo, sendo que ele pode atuar nas áreas de consultoria, planejamento estratégico, comunicação coorporativa, pesquisa, desenvolvimento de produto, entre outras. As oportunidades de emprego são voltadas para os bacharéis e tecnólogos em marketing.
As maiores chances para a carreira do marketeiro estão nas capitais das regiões Sul e Sudeste, porém o crescimento das empresas no Norte e Nordeste também tem motivado a procura por profissionais de marketing para atuar como gestores. No início da carreira, o salário gira em torno de 700 a 2.000 reais, mas com os cursos de especialização e as novas experiências no mercado de trabalho, o profissional consegue faturar uma remuneração muito maior.
A formação de marketeiros dura de dois a quatro anos. O curso possui uma grade abrangente e que desenvolve as competências básicas de um bom profissional. Entre as disciplinas abordadas no marketing, vale salientar Finanças, Comportamento do Consumidor, Administração estratégica, Pesquisa e Gestão de preço.
Com o mercado se tornando cada vez mais competitivo, o profissional de marketing tem sido solicitado com mais frequência pelas empresas. Ele precisa conhecer as novas mídias que permitem se relacionar com o consumidor, além de ter um repertório amplo para propor soluções criativas para diversos impasses de uma companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)