quarta-feira, 9 de maio de 2012

FERRÃO COMPLETA 79 ANOS

Jardel "cria" do Ferrão
Há 79 anos, no setor de locomoção da Rede de Viação Cearense, nascia o Ferroviário Atlético Clube, símbolo da democratização do futebol nacional e precursor do futebol profissional no Ceará. O Ferrão cresceu, tornou-se uma das três grandes forças do estado e hoje é a maior expressão esportiva de raizes operárias do Brasil, demonstrando grande vitalidade e seguindo forte diante de tantas dificuldades que assolam o futebol.
Foram muitas alegrias, conquistas e percalços, naturais a toda história gloriosa. Inúmeros confrontos inesquecíveis contra grandes times nacionais e até contra a Seleção Brasileira, em amistoso preparatório para os Jogos Olímpicos de 1968. Por falar em Seleção, pertenceu ao Ferrão o primeiro cearense a vestir a camisa amarelinha: Zé de Melo, em 1959. Depois dele, vieram outros, como Mirandinha e Jardel, ambos formados nas vitoriosas categorias de base do clube, a mesma fábrica de craques que criou Iarley, Márcio Mossoró, Mota e Siloé, para apenas citar alguns daqueles que ainda estão em atividade.
Ídolos, o Ferroviário tem uma extensa relação. Além dos três consagrados jogadores de Seleção, já citados, nomes como Popó, Pepê, Manoelzinho, Nozinho, Fernando, Aldo, Macaco, Pacoti, Edmar, Coca-Cola, Amilton Melo, Paulo Veloso, Simplício, Celso Gavião, Jacinto, Betinho, Jorge Veras, Luisinho das Arábias, Mazinho, Marcelo Veiga, Lima, Batistinha e Acássio, entre tantos outros, estarão para sempre guardados nas memórias dos fanáticos torcedores corais.
O Ferroviário tem ainda o privilégio de conviver com o Sr. Valdemar Caracas, fundador do clube, que completou lúcido, no fim do ano passado, 104 anos de idade. Dono de um patrimônio invejável, o Tubarão da Barra recebeu da FIFA a notícia de que a Vila Olímpica Elzir Cabral, seu estádio particular, foi selecionada, o único da capital cearense, como potencial Centro de Treinamentos de Seleções para a Copa do Mundo de 2014.
A galeria coral já contabiliza mais de 100 conquistas oficiais, entre campeonatos, copas, torneios e taças. Desde que estreou na 1ª divisão do Campeonato Cearense, em 1938, e de onde até hoje nunca saiu, o Ferrão acumula 9 títulos estaduais e 21 vices. Foi o primeiro, e até então único, clube de futebol do estado do Ceará a disputar uma competição internacional fora do território brasileiro, em 2007. Com 27 participações na principal competição nacional, o Ferrão esteve por 6 anos seguidos disputando a Série A do Campeonato Brasileiro, com outras 8 participações na Série B, 12 na Série C e 1 na Série D, além de mais 4 presenças na Copa do Brasil, incluindo a edição inaugural em 1989, como principal representante cearense.
Ao todo são mais de 3.200 jogos e mais de 1.600 atletas utilizados ao longo destas quase 8 décadas. Todos esses detalhes estão sendo minuciosamente resgatados em uma série de pesquisas que, brevemente, gerarão um livro e um almanaque, tornando o Ferroviário o único clube do futebol nordestino a conhecer profundamente a sua história. Além do futebol, carro-chefe coral, o Ferrão possui também equipes vitoriosas em outros importantes esportes, com destaque para o Futsal, Futebol de Mesa, Handebol, Atletismo, Ciclismo, Basquete, Hóquei sobre Patins e Tênis de Mesa.
São 79 anos de vida, 79 anos que sempre se renovam. O Ferroviário é um jovem que continua sonhando alto e que, certamente, vai chegar ao topo dada a persistência de seus novos e velhos mandatários, unidos rumo a mais 79 anos de glórias. Definitivamente, não é para qualquer um. E viva o Ferrão, porque ele é eterno. Parabéns, Família Coral. Feliz Aniversário, amor da vida de centenas de milhares de pessoas.
JANTAR DE ADESÃO
Marcando o dia 9 de maio de 2012, em comemoração ao aniversário de 79 anos do Ferroviário Atlético Clube, acontece hoje, quarta-feira, um jantar de adesão no ambiente climatizado do Restaurante Sirigaddo Aldeota, às 20h, situado na Avenida Barão de Studart, número 825.
O ingresso individual custa R$ 50,00 e poderá ser adquirido no próprio local. Na oportunidade, a nova diretoria do Conselho Deliberativo apresentará aos presentes o seu plano de ação para o restante do ano. Os conselheiros efetivos do clube terão entrada livre e serão simbolicamente diplomados no evento.
Além do momento de alegria por mais uma importante data, será uma excelente oportunidade de reunir a família coral e repensar o futuro do Ferrão. Todo o dinheiro arrecadado será destinado ao pagamento de alguns salários ainda em atraso dos funcionários do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)