segunda-feira, 30 de abril de 2012

1º PEDALA FORTALEZA FAZ SUCESSO NAS RUAS DE FORTALEZA

Muitas crianças, adolescentes, adultos e idosos lotaram as ruas e avenidas, do Centro, com as suas bicicletas para participar do "1ª Pedala Fortaleza". Os ciclistas aproveitaram a oportunidade para reclamar sobre a falta de ciclovias e pedir mais respeito dos motoristas com quem utiliza a bicicleta. Locais como Theatro José de Alencar, Catedral Metropolitana, Paço Municipal, Casa do Barão de Camocim e Instituto do Ceará fizeram parte do roteiro. objetivo do passeio ciclístico foi despertar os fortalezenses para o prazer desse tipo de atividade
O clima durante todo o "1º Pedala Fortaleza" foi tranquilo. As pessoas participaram do evento com a intenção de se divertir e também poder ver o Centro de outra forma.
Durante a "bicicletada" era possível ver todo tipo de ciclista, daquele que já tem experiência no esporte até o que está começando agora. Algumas pessoas utilizavam luvas, óculos escuros, roupas feitas especialmente para a prática do esporte e magrelas criadas para correr.
Segundo o coordenador do evento, Felipe Diógenes, o objetivo é estimular a mobilidade urbana na Capital e, dessa, forma fazer com que a bicicleta passe a ser um meio de transporte utilizado pela população.
O HJ NOTÍCIAS parabeniza a todos os envolvidos na organização do 1º Pedala Fortaleza.

DIA DO FERROVIÁRIO

Hoje, 30 de abril, comemora-se o Dia do Ferroviário.
O ferroviário contribui para o funcionamento do complexo sistema de transportes que é a rede de trens. O mais famoso cargo, e o que mais rapidamente nos vem à cabeça, é o de maquinista - o "motorista", que comanda o trem. Mas ainda há muitas pessoas importantes envolvidas, e todas elas merecem nossa comemoração no dia de hoje.
Para começar, é preciso lembrar que o ferroviário pode atuar em vários tipos de trens: urbanos, turísticos, de carga.
Como sistema de transporte de pessoas ou carga, os trens representam uma opção mais barata, porém insuficientemente explorada no nosso país. Seu custo é bem menor do que o rodoviário, pois os trens são movidos a diesel ou a eletricidade.
Segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), em apenas cinco anos houve um investimento de mais de 1 bilhão de reais no aumento da produção. Além disto, foi reduzido em 50% o índice de acidentes e foram gerados 15 mil novos empregos na indústria ferroviária.
HISTÓRIA DO TREM NO BRASIL
A primeira estrada de ferro do Brasil foi a Estrada de Ferro Petrópolis, inaugurada em 30 de abril de 1854. Era conhecida também como Estrada de Ferro Mauá, já que foi construída graças ao patrocínio do Barão de Mauá na empreitada: ligar a Praia da Estrela, na Baía da Guanabara, à raiz da Serra de Petrópolis. Já a locomotiva, trazida da Inglaterra, era homenagem à esposa do Barão de Mauá. Chamava-se "Baroneza" (com 'z' mesmo, por causa da grafia antiga).
Foi criada ainda no mesmo século outra estrada de ferro, no Rio de Janeiro, tendo em vista o desenvolvimento da região. Chamava-se Estrada de Ferro D. Pedro II, mas mudou o nome para Estrada de Ferro Central do Brasil após a Proclamação da República, em 1889. Sua principal função era integrar as áreas urbanas que não paravam de crescer, devido à chegada de imigrantes, libertação dos escravos e crise da lavoura canavieira. A Central do Brasil foi se estendendo e, com o tempo, serviu também para ligar o subúrbio ao centro da cidade do Rio de Janeiro.
A Estrada de Ferro do Corcovado, inaugurada em 1884, é mais um exemplo de investimento no transporte da moda do século XIX. Esta via tão antiga tem história: durante quatro anos consecutivos, transportou as peças do Cristo Redentor; recebeu passageiros ilustres como Dom Pedro II (que inaugurou a Estrada de Ferro), o secretário de Estado do Vaticano, Eugênio Pacelli (que veio a ser o Papa Pio XVII), os ex-presidentes Getúlio Vargas e Epitácio Pessoa, o Papa João Paulo II, o cientista Albert Einstein e a princesa Diana. Foi conduzido até por Santos Dumont, freqüentador assíduo que sempre dava generosas gorjetas.
TURISMOS SOBRE TRILHOS
Além de um meio de transporte que facilita muito a vida de quem precisa ir para o trabalho ou viajar, os trens também servem para algo muito divertido: passeios turísticos!
As opções geralmente estão associadas a lugares históricos, já que os trens têm um quê de nostalgia que dão ao passeio um gostinho de saudade.
É dentro desta visão que existem os passeios que transpõem antigas rotas de mineração, ou os trilhos que atravessam antigas fazendas de café ou engenhos já extintos.
O turismo ferroviário também inclui passeios ecológicos - as pessoas contemplam a natureza de dentro do vagão, e o ponto de chegada pode ser, por exemplo, um mirante com uma vista espetacular. Se você é preguiçoso, ou tem algum outro motivo para evitar uma caminhada, os trenzinhos podem ajudar.
Alguns exemplos de onde você encontra estes passeios são: Tiradentes ou São João del Rei (existe um circuito que interliga estas cidades), em Minas Gerais; Serra da Graciosa, no Paraná; São João da Barra, no norte do estado do Rio de Janeiro; e o trem do Corcovado, imperdível para quem quer conhecer a Cidade Maravilhosa.
CURIOSIDADES
A primeira locomotiva foi apresentada em público em 1814, graças a George Stephenson (1781-1848). As tentativas anteriores foram algo parecido, mas nada práticas. Richard Trevithick, por exemplo, construiu um veículo em 1803, pesando 5 toneladas e que podia desenvolver a velocidade de... 5 quilômetros por hora!
Um pouco mais de velocidade foi alcançado por Stephenson, com a locomotiva "Rocket": 47 quilômetros por hora! Ganhou até prêmio. Mas a novidade da "Rocket" foi mesmo a utilização, pela primeira vez, da caldeira tubular e do escapamento do vapor pela chaminé. Bom, o que importa entender disto tudo é que o resultado foi o equilíbrio entre o consumo e a produção de vapor. Muito melhor!
Nos Estados Unidos, o primeiro trem para passageiros circulou no dia 25 de dezembro de 1839, na Carolina do Sul.
A primeira vez que uma locomotiva elétrica circulou foi na Exposição Industrial de Berlim, em 1879.
A primeira ferrovia da América do Sul foi construída no Peru, em 1849.
É também no Peru que fica a linha Lima-Oroya, a mais alta do mundo: está a 4.816 metros de altitude!
E uma ferrovia transcontinental? Nos Estados Unidos, em 1869, a cidade de Nova York, no Atlântico, foi conectada a São Francisco, no Pacífico. O percurso totalizava 5.300 km.
No Brasil, a primeira ponte ferroviária foi construída em 1858, na região de Afogados, cidade do Recife.
A combustão interna conhecida como diesel foi patenteada pelo engenheiro Rudolf Diesel. A invenção contribuiu em grande parte para a evolução das estradas de ferro, que passaram a utilizar a tração diesel. O motor diesel também foi aproveitado nas indústrias nascentes como gerador de energia e, mais tarde, nos barcos, navios, locomotivas e caminhões.
A ligação por trem das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo foi um grande acontecimento. As duas mais importantes cidades do País foram unidas no dia 8 de julho de 1877.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

VOVÔ GOLEIA TIGRE E VAI FAZER A FINAL COM O LEÃO

Mota marcou duas vezes
Sem grandes problemas, o Ceará goleou o Tiradentes por 4 a 0, neste domingo, no estádio Presidente Vargas, e garantiu sua vaga na decisão do Campeonato Cearense. As partidas serão realizadas em ida e volta nos próximos finais de semana.
Logo no primeiro minuto de bola rolando, exatamente como na primeira partida, após cobrança de falta da direita, Régis subiu mais alto que George e Paulão e arrematou, de cabeça, para o fundo das redes de Rodrigues. A vantagem era estabelecida sem que o Tiradentes pudesse respirar.
Na sequência do gol, o Tiradentes se aproveitou da acomodação do Ceará para buscar suas primeiras chances de igualar e sonhar no PV. O time da casa era discreto e só voltou a agir na inspiração de seus homens de frente. Aos 35 minutos, em contra-ataque rápido, Mota recebeu com liberdade, esperou a saída do goleiro e tocou para Apodi. O lateral só empurrou para o fundo das redes, aumentando a vantagem do time que não era superior naquele momento da partida.
Aos 38, Apodi invadiu a área e, sem enfrentar problemas com a marcação à distância, rolou para Mota marcar o terceiro. Na etapa complementar, logo aos 12 minutos, após cruzamento da esquerda, Mota anotou pela segunda vez na partida. Com 4 a 0 no placar, o Vovô diminuiu o ritmo e esperou o apito final para comemorar mais uma decisão de Campeonato Cearense.

domingo, 29 de abril de 2012

FORTALEZA VENCE HORIZONTE POR 1 X 0 E ESTÁ NA FINAL

O Fortaleza não teve dificuldades para vencer o Horizonte na tarde deste sábado (28 de abril) no Estádio Presidente Vargas. Apesar do placar "magro" o Fortaleza teve sempre o domínio do jogo, não levando sufoco em nenhum momento do Galo do Tabuleiro. O gol do Leão foi marcado pelo zagueiro artilheiro Ciro Sena. Agora o Tricolor de Aço está na final do Campeonato Cearense, que acontecerá no dia 6 de maio.
JOGÃO CONTRA O GRÊMIO
Antes da final do Campeonato Cearense, o Fortaleza tem um importante compromisso, que é o jogo contra o Grêmio de Futebol Portoalegrense, na quarta-feira (2 de maio) no PV. O Tricolor vem em um ritmo crescente e a torcida está confiante numa vitória sobre o time gaúcho.

Confira alguns momentos antes, durante e depois do jogo Fortaleza 1 x 0 Horizonte:

Robson, da Messejana:
video

Repórter Condinho entrevista lutadores:
video

Lutadora de Muay thai:
video

Torcedores conscientes:
video

Geraldo é ovacionado pela torcida:
video

Ademar Maia, do "Artilheiro":
video

Galera do Henrique Jorge:
video

sexta-feira, 27 de abril de 2012

DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA

Dia 27 de Abril é o Dia da Empregada Doméstica
Quem não tem tempo para os afazeres domésticos como passar, lavar, cozinhar e limpar a casa sabe como é necessário contratar alguém que execute esses serviços em troca de remuneração. E, como nossa casa é um ambiente que desejamos que seja o mais agradável possível, é importante que a empregada doméstica saiba cuidar de um lar como se fosse seu.
É um trabalho difícil e, por estas e outras, as empregadas domésticas vêm sendo cada vez mais valorizadas hoje em dia. Com isso, conseguem fazer valer seus direitos. A recente conquista do depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS - mesmo que opcional para o empregador, é sinal de que os tempos mudaram.

Quem é a Profissional do Lar?Segundo o Ministério do Trabalho, cozinheiro, governanta, babá, lavadeira, faxineira, vigia, motorista particular, enfermeira do lar, jardineiro, copeira são os profissionais considerados domésticos, desde que o local onde trabalham não seja comercial.
Pela Lei 5.859 de 11 de dezembro de 1972, que ampara a profissão, doméstico é toda e qualquer pessoa, homem ou mulher, que presta serviços de modo contínuo em local residencial, sem fins lucrativos para o empregador.
O caseiro também é considerado doméstico se o local onde trabalha não possui fins lucrativos.
Já o zelador e o porteiro de condomínios residenciais ou comerciais não são considerados empregados domésticos.
Quanto ao sexo predominante na profissão, as mulheres saem na frente se comparada aos homens. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, em 2001, dos 5.584.228 trabalhadores domésticos, 93,7% eram mulheres. Porém, quando o assunto é carteira assinada, há mais homens do que mulheres. Segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2004, em 2003 a proporção de trabalhadores domésticos com carteira assinada era de 40,2% entre os homens e de apenas 26,1% das mulheres.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

quinta-feira, 26 de abril de 2012

DIA DO GOLEIRO

Cícero Capete, um dos maiores
goleiros do nosso futebol.
País comemora dia 26 de abril, o Dia do Goleiro, criado há 30 anos para homenagear aqueles que desafiam a lógica dos gramados
Eles passam o ano todo sendo desafiados pelos atacantes, xingados pelos torcedores, chamados de ‘frangueiros’, ‘braço curto’, ‘mão de pau’ e outras atribuições depreciativas. Mas o que seria do futebol se não fossem os goleiros? Idolatrados a cada defesa e execrados a cada falha, os donos da camisa 1 – considerados os anti-heróis do futebol por entrarem em campo para impedir o torcedor de ver o que mais gosta, o gol – vão poder, pelo menos por um dia, ser tratados como reis. Hoje, dia 26 de abril, o Brasil comemora o Dia do Goleiro.
“A idéia de se criar o Dia do Goleiro foi do tenente Raul Carlesso e do capitão Reginaldo Pontes Bielinski, professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, e surgiu na metade dos anos 70”, relata o jornalista Paulo Guilherme, autor do livro Goleiros – Heróis e anti-heróis da camisa 1, novo lançamento da editora Alameda Casa Editorial. Carlesso foi um dos precursores do trabalho de preparação de goleiros no Brasil. O tema entrou na pauta da Seleção Brasileira na preparação para a Copa do Mundo de 1970, quando o preparador físico Admildo Chirol levou para a concentração fotos e filmes de treinamentos de goleiros da Alemanha e da Iugoslávia.
Nos anos seguintes, Carlesso desenvolveu um método de fundamentos que ajudou na formação de diversos arqueiros brasileiros e foi o primeiro preparador de goleiros a ser inserido na Comissão Técnica da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo, no Mundial da Alemanha de 1974. “Diante do sucesso do método e da evolução dos goleiros no Brasil decidimos criar o Dia do Goleiro para homenagear todos os atletas dessa posição”, conta Bielinski, que desenvolveu vários estudos com Carlesso – este morreu em um acidente de carro no final dos anos 80.
Uma festa reunindo goleiros, ex-goleiros e pessoas ligadas ao futebol, no Rio, celebrou o primeiro Dia do Goleiro, em 14 de abril de 1975. Mas, a partir de 1976, definiu-se como o dia “oficial” a data de 26 de abril, em uma homenagem ao goleiro Manga, que na época era o campeão brasileiro pelo Internacional.
“Nos anos 70, o goleiro brasileiro era pouco respeitado tanto lá fora quanto aqui mesmo no Brasil”, afirma Paulo Guilherme. “Hoje, três décadas depois, os goleiros celebram uma nova era, conquistando espaço em grandes clubes da Europa, arrastando milhares de fãs para os estádios e lançando moda nos uniformes".
Fonte: www.goleiros.com.br/Gorete Ferreira

quarta-feira, 25 de abril de 2012

DIA DO CONTABILISTA

Como surgiu essa data "Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro".
Com esta frase, dita no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia da Classe Contábil, o Senador e Patrono dos Contabilistas, João Lyra, instituiu o Dia do Contabilista, prontamente adotado pela classe contábil e, atualmente, oficializado em grande número de municípios. Era o ano de 1926.
Em dezembro do ano anterior, João Lyra havia sido eleito Presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros e, em toda a sua vida parlamentar, propôs e fez aprovar várias leis em benefício da profissão contábil.
Em seu discurso de agradecimento, Lyra homenageou outro grande contabilista, Carlos de Carvalho: "Quando, em 1916, justifiquei, no Senado Federal, a conveniência de se regularizar o exercício de nossa profissão, acentuada a merecida e geral confiança que adviria do abono da classe, por seus mais circunspectos representantes, à capacidade moral e técnica dos contadores, foi o grande e saudoso mestre paulista uma autoridade sem equivalente no Brasil, como bem disse o sr. Amadeu Amaral, quem me endereçou os primeiros e os mais desvanecedores protestos de apoio e de solidariedade".
O Dia do Contabilista foi oficialmente instituído pela Lei Estadual nº 1989, em 23 de maio de 1979.

Conheça um pouco sobre o criador do Dia do Contabilista e patrono da Classe ContábilO criador do Dia do Contabilista, João de Lyra Tavares, nasceu em 23 de novembro de 1871, na cidade de Goiana/PE, e faleceu em 30 de dezembro de 1930.
Foi guarda-livros, chefe de escritório e da firma em que trabalhava. Como comerciante, teve uma atuação destacada em Pernambuco. Fundou em seu Estado, uma Associação de Guarda-Livros e foi membro da Associação Comercial do Recife.
Atuou na política, foi historiador e economista, autor de obras didáticas e estudioso de geografia. Em 1914, a convite do então ministro Rivadávia Corrêa, esteve, pela primeira vez, na cidade do Rio de Janeiro, na época capital da República, onde tomou parte da Comissão escolhida para estudar a reorganização da Contabilidade do Tesouro Nacional.
No ano seguinte, João de Lyra Tavares foi eleito Senador pelo Rio Grande do Norte, cargo que ocupou até o fim de sua vida. No Senado, foi membro eminente da Comissão de Finanças e sempre ressaltou os benefícios que a sociedade brasileira teria com o reconhecimento de uma classe de contadores públicos.
Em 1926, no almoço feito em sua homenagem pelas Entidades Contábeis Paulistas, João de Lyra Tavares foi aclamado Presidente do Supremo Conselho da Classe dos Contabilistas Brasileiros. Na ocasião, fez um discurso defendendo a criação do Registro Geral dos Contabilistas Brasileiros, marco decisivo para o processo de organização dos Contabilistas em bases profissionais, que culminou com a criação do sistema CFC/CRC's, ocorrida 20 anos depois.

terça-feira, 24 de abril de 2012

RAMIRES FAZ GOLAÇO E CHELSEA ELIMINA O BARCELONA

Mais uma vez o brasileiro Ramires, foi o destaque do jogo entre Barcelona e Chelsea. No último confronto o brasileiro tocou para o Drogba fazer o gol. Hoje ele marcou um golaço no fim do primeiro tempo e ajudou a garantir os ingleses na grande decisão do dia 19 de maio, em Munique. Busquets e Iniesta anotaram para o Barça, enquanto Fernando Torres fechou o caixão culé nos acréscimos.
MÍDIA TENDENCIOSA
Toda a mídia mundial, inclusive a brasileira, tem tendências para enaltecer ainda mais Messi e o Barcelona. Desta vez o argentino experimentou um sentimento distinto nesta terça-feira. Com atuação abaixo da média e, principalmente, um pênalti perdido, o craque argentino parou na trave e viu os catalães serem eliminados pelo Chelsea na fase semifinal da Liga dos Campeões, no Camp Nou, com empate por 2 a 2.
O resultado desta terça praticamente coloca a palavra fracasso como a melhor para definir a temporada dos espanhóis, a quarta de Guardiola no comando do clube, uma vez que o título espanhol é quase impossível (o Real está sete pontos na frente restando quatro rodadas). Para evitar uma tragédia ainda maior, o Barça pega o Athletic Bilbao no dia 25 de maio, no Vicente Calderón, em Madri, na final da Copa do Rei.
Já o Chelsea, que se desdobrou em campo com um homem a menos desde os 37 minutos da etapa inicial (Terry foi expulso ao dar uma joelhada em Sánchez), agora fica ligado na televisão e espera nesta quarta-feira o adversário da decisão: Real Madrid e Bayern de Munique se enfrentam no Santiago Bernabéu. No jogo de ida, os alemães largaram na frente, venceram por 2 a 1, e agora jogam pelo empate.

Confira o golaço de Ramires:
video

DIA INTERNACIONAL DO JOVEM TRABALHADOR

No dia 24 de abril comemora-se o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, uma data voltada para valorizar a importância dos jovens no mercado de trabalho. No Brasil, por exemplo, de acordo com a última pesquisa do Ministério do Trabalho e Emprego, dos 30,32 milhões de brasileiros com idade entre 16 e 24 anos, 20,23 milhões são economicamente ativos. Cerca de 35% dos jovens que têm uma ocupação não concluíram o ensino fundamental e outros 34,5% têm, pelo menos, o ensino médio completo. Além disso, 24,45% dos jovens brasileiros trabalham e estudam.
Com um mercado tão competitivo somado à atual crise econômica pela qual o mundo enfrenta, é comum um sentimento de incerteza sobre qual caminho seguir. Isso acontece especialmente com os jovens que estão no momento de decidir por qual profissão seguir ou para aqueles que estão terminando os estudos mas não sabem como serão recebidos pelo mercado de trabalho.
A qualificação profissional e o acesso ao ensino superior são grandes diferenciais para os que almejam se destacar nesse universo e mudar as estatísticas de hoje.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

1º PEDALA FORTALEZA

No próximo dia 29 de abril, domingo, às 7 horas da manhã, a Prefeitura Municipal de Fortaleza estará realizando, através da FUNCET – Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza e Gerência Executiva da Copa, o 1º PEDALA FORTALEZA, um passeio ciclístico que terá como percurso uma rota turística e cultural, onde os ciclistas percorrerão as ruas do Centro de Fortaleza passando por vários equipamentos que compõem o patrimônio histórico da cidade, como o Theatro José de Alencar, a Catedral Metropolitana, Paço Municipal, Casa do Barão de Camocim, Instituto Ceará, entre outros.
Este evento faz parte das propostas do I Seminário de Planejamento da Copa do Mundo que realizamos nos dias 29 de fevereiro, 1 e 2 de março e tem a pretenção de se constituir em um legado que o megaevento deixará para nossa cidade, uma vez que o PEDALA FORTALEZA pretende ser uma atividade permanente e periódica, convidando a todo o cidadão para aproveitar este passeio para desenvolver uma cultura ciclística, buscando rotas alternativas e seguras para que esta modalidade de transporte seja mais utilizada. Assim como, vale registrar, encontra-se dentro dos objetivos da Lei 12.587/2011 que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, dentre elas a prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado.
Serão 12,5 km com o seguinte percurso:
Estádio PresidenteVargas, Rua Marechal Deodoro, Av. 13 de Maio, Av. da Universidade,Gal. Sampaio, Castro e Silva, Rua Sobral, Rua São José, Rua RufinoAlencar (à direita), Almirante Jaceguai, Dom Manoel, Av. Aguanambi,Av. Eduardo Girão, Av. da Universidade, Av. 13 de Maio, Rua WalderyUchôa (Praça da Gentilândia)
Conto com sua colaboração no sentido de participar e divulgar este evento em seu site, entre seus contatos e redes sociais. Você estará contribuindo para o sucesso deste nosso evento.
Acesse neste link para conhecer o percurso do PEDALA FORTALEZA: http://g.co/maps/8bs9s. Para se inscrever clique em: QUERO PARTICIPAR DO PEDALA FORTALEZA!

domingo, 22 de abril de 2012

CEARÁ VENCE TIRADENTES

Felipe Azevedo marcou mais um.
O Ceará saiu na frente diante do Tiradentes em partida válida pelo primeiro confronto entre as duas equipes pela semifinal do Campeonato Cearense. No Estádio Presidente Vargas, na tarde deste domingo (22 de abril), o Vovô derrotou o Tigre pelo placar de 2 a 0. Régis e Felipe Azevedo marcaram os gols do Alvinegro.
O resultado deixou o Ceará com a vantagem de jogar por um empate, ou perder por uma diferença de dois gols de diferença no próximo confronto das semifinais, que está marcado para o dia 29, novamente no PV.

FORTALEZA PERTO DA FINAL

Cleo "fechou" o placar.
Na primeira partida da semifinal do Campeonato Cearense 2012, o Fortaleza goleou a equipe do Horizonte pelo placar de 4 a 1 e deu um importante passo para chegar a final. O tricolor pode perder a partida de volta, em Fortaleza, por até 3 gols de diferença que se classifica para a final da competição.
O Tricolor fez 2 x 0 na primeira etapa, mas teve um jogador expulso. Na segunda etapa Elanardo descontou na o time horizontino. Quando todos pensavam que a reação aconteceria por parte do Horizonte, o Fortaleza ampliaria com Marielson e Cleo deu números finais a partida.

Ficha TécnicaCampeonato Cearense 2012 - Semifinal - 1º jogo
Data: Domingo, 22 de Abril de 2012
Local: Estádio Domingão, em Horizonte
Horário: 16h

Horizonte 1 x 4 Fortaleza
Gols:
Jailson 9/1T; Geraldo (Pênalti)17/1T; Marielson 20/2T e Cléo (Pênalti) 28/2T para o Fortaleza e "Elanardo (pênalti) 12/2T para o Horizonte.
Horizonte: Jefferson; Mateus (Stênio Junior); Douglas; Albano; Johny; Válter; Hércules (Jean); Elanardo (Moisés); Vanderlei; Vanger; André Cassaco. Técnico: Roberto Carlos

Fortaleza: João Carlos; Rafinha (Jefferson); Ciro Sena; Cléber Carioca; Kauê; Leandro; Marielson; Eslei; Geraldo (Gilmak); Jailson (Lucas); Cléo. Técnico: Nedo Xavier

Árbitro: Evando Roman/PR
Assistente 01: Bruno Boschilia/PR
Assistente 02: Fabio Pereira/TO
Cartões Amarelos: Albano; Hércules (Horizonte) Jailson (Fortaleza)
Cartão Vermelho: Eslei (Fortaleza)

PARACURU EM FOCO (PARACURU PERDE PARA MERUOCA PELO CAMPEONATO CEARENSE DE FUTSAL)


A equipe de Paracuru foi goleada pelo time de Meruoca pela quarta rodada da 1ª. fase do Campeonato Cearense de Futsal de 2012.
O time praiano começou impondo um ritmo muito forte, mas apesar de ter criado as melhores oportunidades, foi Meruoca que abriu o placar, ainda na primeira etapa. Paracuru continuou pressionando, mas Meruoca com um time bem postado na marcação conseguiu segurar o placar no primeiro tempo.
Na segunda etapa, Paracuru foi com desespero para empatar a partida e esqueceu da marcação, e o bom time de Meruoca se aproveitou nos contra-ataques e ampliou o placar.
Nos minutos finais o técnico Francisco Anilton de Paracuru, colocou Diego como goleiro linha, mas não deu certo, Paracuru que já havia tomado 4 gols, ainda tomou mais um e o placar final ficou em 5 x 0 para Meruoca.
INTERVALO COM PRÊMIOS
Durante o intervalo da partida, a organização premiou várias pessoas na arquibancada. Alguns empresários da cidade de Paracuru cedeu alguns produtos para abrilhantar ainda mais a festa. O HJ NOTÍCIAS parabeniza a todos que direta ou indiretamente participaram da organização do evento.

FICHA TÉCNICA
PARACURU 0 X 5 MERUOCA
Local: Ginásio Henrique Domingues (Paracuru)
Data: 21/04/2012 às 20h
PARACURU: Gustavo, Júnior, Victor Matheus, Diego, Tulio,  Henrique, Aldo, Gleydston, Edcleiton, Átila, Valdeângelo e Leonardo. Técnico: Francisco Anilton.
MERUOCA: Jerônimo, Paulinho, Júnior, Rafael, Tiago, Helder, Rubens, Luiz Cláudio, Everton, Germano e Clairton. Técnico: Daniel Henrique.
Gols: Rafael, Paulinho, Everton, Germano e Júnior.
Árbitro 1: Ângelo Giussepe
Árbitro 2: Emerson Jandes
Cronometrista: Valdenor  Lima
Representante: José Juari

Melhores momentos da partida:
video

Paulinho, capitão de Meruoca
video

Victor Matheus,destaque de Paracuru:
video

sábado, 21 de abril de 2012

DIA DE TIRADENTES (UM POUCO DE HISTÓRIA)

Hoje, 21 de abril, comemora-se o Dia de Tiradentes. Conheça um pouco da história de Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes).
Na época em que estava acontecendo a escassez do ouro, muitos mineiros cessaram o pagamento do quinto. Mas o Rei de Portugal criou a “Derrama”, obrigando que fossem pagos todos os impostos atrasados.
Com toda esta situação, foi formado um grupo de revoltosos, e esta revolta ficou conhecida como a Inconfidência Mineira, que tinha como propósito, a independência de Minas Gerais. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes era um dos líderes desta revolta.
Quando a revolta dos mineradores foi descoberta pelo governador, a Derrama foi suspensa e foi ordenado que os líderes desta revolta fossem presos.
Durante 3 anos, Tiradentes ficou preso, até que no seu julgamento foi condenado a morte, todos os outros representantes que também estavam condenados, foram inocentados por Tiradentes.
No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi levado à forca. Foi enforcado e esquartejado.
Muitos anos após a morte de Tiradentes, ele foi reconhecido como um grande herói do início da história da Independência do Brasil, e mais de 150 anos depois foi decretado como feriado nacional o dia 21 de abril como o dia de Tiradentes.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

UPA DO AUTRAN NUNES É INAUGURADA PELO GOVERNADOR CID GOMES

Noite de festa do bairro Autran Nunes. Foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas).
O governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, inauguraram na noite desta quinta-feira (19 de abril), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) no Autran Nunes, bairro da regional III, que tem o Dr. Felipe Vento como diretor. O atendimento na UPA 24h, que fica na Avenida Senador Fernandes Távora, s/n, onde funcionava o Centro de Controle de Zoonoses, começou logo após a inauguração. Com porte II, a unidade tem 13 leitos, 36 médicos e 18 enfermeiros. Além de consultas médicas e odontológicas para adultos e crianças, realiza exames laboratoriais, Raio X e eletrocardiograma.
O HJ NOTÍCIAS foi conferir a festa e pode constatar que, como foi prometido, a Unidade entrou em funcionamento imediatamente após a inauguração.
Dentre várias autoridades estava o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Roberto Cláudio, pessoa muito querida no Grande Henrique Jorge, pelo seu trabalho ético na Assembleia em prol do povo.
Confira alguns momentos da festa de inauguração:

Descerramento da placa.
video

Governador fala ao povo do Autran Nunes.
video
 Governador Cid Gomes após a solenidade.
video

Presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio.
video

HJ Notícias conferiu o pessoal já trabalhando imediatamente depois da inauguração.
video

Dr. Felipe Vento, diretor do UPA Autran Nunes
video

Assistente Social explica as pessoas o funcionamento da UPA.
video

INAUGURAÇÃO DA UPA NO BAIRRO AUTRAN NUNES

Será inaugurada hoje a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) no Autran Nunes, bairro da regional III.  O governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, estarão presentes nesta quinta-feira (19), às 18 horas. O atendimento na UPA 24h, que fica na Avenida Senador Fernandes Távora, s/n, onde funcionava o Centro de Controle de Zoonoses, já começa logo após a inauguração. Com porte II, a unidade tem 13 leitos, 36 médicos e 18 enfermeiros. Além de consultas médicas e odontológicas para adultos e crianças, realiza exames laboratoriais, Raio X e eletrocardiograma.
A UPA 24h no Autran Nunes foi um investimento de R$ 2.725.000,00 nas instalações e mais R$ 800.000,00 na aquisição de equipamentos, recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. Com essa unidade, aumenta para duas o número de UPAs 24h na capital atendendo casos de hipertensão arterial, dores no peito, febre, falta de ar e primeiros socorros em casos de queimaduras, cortes e quedas. Esse número vai subir para quatro. Mais duas UPAs 24h estão com as instalações prontas em Fortaleza, nos bairros Canindezinho e Coaçu. Estão recebendo os equipamentos para serem inauguradas pelo Governador nos próximos 40 dias.
A primeira UPA 24h em Fortaleza, localizada na Rua Júlio Silva, 440, na Praia do Futuro, com porte III, abriu as portas à população no último dia 22 de março.

DIA DO EXÉRCITO

A cada 19 de abril celebramos, com indisfarçável orgulho, o Dia do Exército. Quem se debruçar sobre a história do Brasil verá um povo cheio de esperança, desde o descobrimento, lutando para ser capaz de escolher seu próprio destino.
Verá, também, nas lutas contra o invasor, nos Montes Guararapes, em 1648, o surgimento do Exército Brasileiro, fundindo-se com o sopro inspirador do sentimento de pátria, que se eternizou nos nossos valores.
E verá, ainda, esse mesmo Exército, em permanente evolução, participando ativamente da formação da nacionalidade brasileira, ajudando a sociedade à qual pertence e com quem mantém pacto indissolúvel a conquistar seus sonhos; lutando com ela, sofrendo com ela, vencendo com ela.
Aí estão as lutas pela manutenção da unidade nacional, pelo estabelecimento de fronteiras definitivas, pela independência, pela República e pela preservação da integridade territorial e da paz com os vizinhos.
Hoje, vivemos um momento singular dessa nossa história.
É dada a esta geração a oportunidade e o dever de cruzar a ponte que nos separou do futuro, deixando para trás, de forma definitiva e irreversível, o sonho de ser potência emergente para alinhar-se entre os principais atores globais, credor de respeito internacional, possuidor de voz ativa em foros mundiais e detentor de responsabilidades que ultrapassam nossas fronteiras.
Isso impõe, entre tantas outras urgências, a necessidade de um escudo para o nosso desenvolvimento; um aparato de dissuasão e defesa que dê visível musculatura à estatura do Brasil.
Nesse processo de transformação, que já vem ocorrendo, o Exército manterá a clareza de suas ações compartilhada com toda a sociedade para que haja engajamento, acompanhamento e comprometimento de todos.
Fatos recentes ocorridos “na aldeia global” apontam para a necessidade de um exército dissuasor, mas também com múltiplas capacidades para enfrentar ameaças assimétricas e atender demandas de outras naturezas como tragédias ambientais; ocupação de áreas dominadas pelo crime organizado; segurança de grandes eventos; manutenção da posse de riquezas naturais; vigilância efetiva das nossas fronteiras e apoio ao desenvolvimento nacional.
Nesse contexto, como ator principal, está o nosso soldado, vossos filhos e filhas, abnegado, disciplinado e crente nos valores e deveres que condicionam nossa vocação profissional; crente na missão que a nação lhes confia; crente na submissão da própria vida à necessidade de defesa da pátria.
O povo brasileiro se orgulha de seu Exército genuinamente nacional, comprometido com os valores democráticos e em permanente estado de prontidão para defender nosso solo e nossa gente; ajudar na defesa civil; proteger nossas fronteiras; dissuadir intenções hostis, intimidações e ameaças; e respaldar decisões soberanas de um povo que, livremente, já escolheu seu destino.

DIA DO ÍNDIO

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Origem da data 
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e importância da data
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terra.

CEARÁ É ELIMINADO E FORTALEZA SEGUE NA COPA DO BRASIL

O Fortaleza perdeu por 2 x 1 para o Náutico, nos Aflitos, mas segue adiante na Copa do Brasil. O gol do Fortaleza foi marcado por Jailson. O Tricolor de Aço venceu o primeiro jogo no Estádio Presidente Vargas, por 4 x 0, por isso foi classificado para terceira fase e agora pegará o Grêmio de Porto Alegre.
Já o Ceará foi eliminado nos minutos finais da partida pelo Paraná, em Curitiba. O Vovô ganhava o jogo por 1 x 0, com gol de Rogerinho, mas o time curitibano enpatou o jogo praticamente no final da partida. A partida foi marcada por vários lances duvidosos e discussões. Até o técnico PC Gumão foi expulso de campo.
Agora o único representante cearense na Copa do Brasil é o Fortaleza, pois o Horizonte já havia sido eliminado pelo Palmeiras.

Confira os gols de Náutico e Fortaleza:
video

quarta-feira, 18 de abril de 2012

CHELSEA VENCE BARCELONA COM GOL DE DROGBA COM PASSE DO BRASILEIRO RAMIRES

Dessa vez, não houve chutaço de Iniesta, jogo bonito ou genialidade de Messi que desse jeito: o Barcelona foi a Stamford Bridge e perdeu para o Chelsea por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, na primeira partida da semifinal da Liga dos Campeões da Europa. Após rara vacilada do argentino melhor do mundo e assistência de Ramires, Didier Drogba foi o herói da noite, com um gol no minuto final do primeiro tempo.
Passar em branco também foi uma novidade para Messi, que havia marcado nos últimos dez jogos. O resultado não só deu boa vantagem aos ingleses, como também os mantiveram como a pedra no sapato do argentino: em sete partidas, desde 2006, o craque nunca venceu, perdendo duas e empatando cinco. O Barcelona foi derrotado pela terceira vez na temporada - Osasuna e Getafe ganharam dos catalães anteriormente - e primeira na Champions, desde o 2 a 1 para o Arsenal, no dia 8 de março de 2011.
Agora, o Chelsea tem quatro vitórias, quatro empates e apenas três derrotas em 11 confrontos com o Barça na história da Champions. Na próxima terça-feira, vai ao Camp Nou podendo empatar e até perder para chegar à final, desde que marque também, por causa do critério de gol fora de casa. Ao Barcelona, vencer é a única saída, por dois ou mais de vantagem, já que a repetição do 1 a 0 leva o confronto para a prorrogação e, em caso de nova igualdade, disputa de pênaltis. Quem se classificar no duelo vai a Munique no dia 19 de maio decidir o título com o vencedor de Real Madrid e Bayern.

Confira o gol do time alemão:
video

CURIOSIDADE (CONHEÇA O ESTILO KUDURO)

Kuduro é um gênero musical e sobretudo um género de dança surgida em Angola. Hoje em dia, está também largamente disseminado pelas áreas suburbanas da cidade de Lisboa, Portugal. Também se tem popularizado no Brasil ultimamente, já existindo até alguns grupos e bandas de kuduro próprios do Brasil, em especial nos subúrbios das cidades do Rio de Janeiro e de Salvador. É hoje influenciado por outros géneros como Sungura, Kizomba, Semba, Ragga e Rap.
Estilo musicalAs letras caracterizam-se pela sua simplicidade e humor. São geralmente escritas em português, e muitas vezes com algum vocabulário de línguas angolanas (por exemplo, kimbundo), tal como Da Dombolo (Dj SL), ou Salalê (Dog Murras).
Origem
O kuduro surgiu primeiro como uma dança e com o passar do tempo evoluiu para um género musical. Muito provavelmente, o nome kuduro provem também do kimbundo (língua nacional de Angola), ou ainda pela expressão que o nome mesmo já supõe, até pelo próprio estilo da dança em que se tem o quadril duro.

Confira Ian dançando Kuduro:
video

FORTALEZA E CEARÁ JOGAM PELA COPA DO BRASIL

Ciro Sena desfalca o Leão.
As equipes representantes do estado do Ceará, jogam hoje (18 de abril) pela segunda fase da Copa do Brasil.
O Fortaleza tem pela frente um jogo de suma importância para a sua história. Leão enfrenta o Náutico Capibaribe do Recife, com uma boa vantagem na briga por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. O confronto será nos Estádio dos Aflitos, a partir das 21h50min, e a expectativa é de um jogo bastante corrido e de muitas emoções.
A goleada de 4 a 0 imposta pelo Tricolor de Aço no jogo de ida, disputado no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, não subiu à cabeça do elenco leonino, que assim como o técnico Nedo Xavier, sabe das dificuldades que terá pela frente hoje à noite. “Sabemos que eles virão pra cima da gente, que a pressão será grande, mas estamos conscientes de que temos que jogar com inteligência e equilíbrio, pois pra sair para o jogo eles vão ter que nos dar espaço, e é aí que temos que aproveitar pra garantir a nossa classificação, que não tem nada decidido, a decisão da vaga é nessa quarta feira, e dentro de campo. Mas esperamos e queremos muito essa classificação” ressaltou o lateral direito Rafinha, em conversa com a imprensa.

Mota, esperança de gol do Vovô
Já o Ceará vai a campo para enfrentar a equipe do Paraná/PR. No primeiro jogo, Ceará e Paraná ficaram no 2 x 2. Após abrir o placar, o Alvinegro Cearense sofreu a virada, mas reagiu nos minutos finais e saiu de campo com o empate. Agora, o objetivo da equipe comandada pelo técnico Paulo César Gusmão é vencer e garantir a classificação às oitavas de final.
Como o jogo de ida ficou no 2 x 2, o Ceará precisa de uma vitória simples para se classificar. Caso o jogo termine empatado em 0 x 0 ou 1 x 1, os paranaenses se classificarão, por conta dos dois gols marcados fora de casa (critério de desempate).
Se o duelo entre os dois times terminar em 2 x 2, o classificado vai ser decidido após cobranças de pênaltis. Se o placar final for empate em 3 x 3 ou mais, a vaga é do Vovô.
Paraná x Ceará começa às 21h50min, no estádio Vila Capanema, localizado na cidade de Curitiba/PR.

terça-feira, 17 de abril de 2012

TRABALHADORES PARALISAM HOSPITAL DA MULHER E FECHAM ENTRADA DO TERMINAL DA PARANGABA

Os trabalhadores da construção civil fizeram uma passeata pelo bairro Parangaba. Cerca de 600 operários fecharam a entrada do terminal do bairro na avenida Dedé Brasil ao lado da construção do shopping da construtora Marquise. Para controlar o trânsito, havia apenas quatro agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).
Os trabalhadores paralisaram por duas horas as obras do Hospital da Mulher, da prefeitura de Fortaleza. A categoria continua avaliando a possibilidade de entrar em greve por tempo indeterminado.
Outras obras que paralisadas foram o shopping Parangaba, da Construtora Marquise, e as construções de residências do programa ''Minha Casa, Minha Vida'', da construtora MRV.
Os operários estão em campanha salarial e desde a última sexta-feira, 13, as negociações foram encerradas pelo sindicato que representa as construtoras.
Os trabalhadores querem um reajuste salarial de 17%, além do plano de saúde, cesta básica de R$ 80. As construtoras planejam dar um reajuste de 6,5%.
O HJ NOTÍCIAS está de olho, pois o Hospital da Mulher será muito importante para a população do Henrique Jorge e adjacências.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

RACHA DA AMIZADE (WHITES SÃO SHOW DE COLETIVIDADE E GOLEIAM OS WINES)

Anchieta: 4 gols.
No último sábado (14 de abril), pelo Racha da Amizade, o time de coletes Brancos goleou o time de coletes Vinhos por 5 x 2. O grande destaque foi o atacante Anchieta, que fez 4 gols e terá direito à música, ao vivo, no próximo racha.
O RACHA
O time dos Wines começou melhor, marcando em cima, mas numa falha do zagueiro Beto, Anchieta abriu o placar para os Whites, ainda na primeira etapa. No segundo tempo o time dos Whites melhorou ainda mais, principalmente jogando coletivamente, tocando a bola com rapidez.
O racheiro Brandão compareceu ao racha, mas não jogou por estar no DM

FICHA TÉCNICA
WINES 2 X 5 WHITES
WHITES: Valtecir, Tarcísio (Souza), Gleidson, Souza (Manequim), Alexandre, Rosalvo, Ítalo, Leimar (Irapuan), Fernando, Anchieta E Felipe
Gols: Anchieta (4) e Ítalo.
WINES: Márcio, Rafael Ronda, Beto, Matheus, Lucas, Prego, Igor (Dudé), Bibi, Dudé (Jean), Jorge, Marquinhos
Gols: Igor e Rafael Ronda.
Cartão Amarelo: Beto, Jorge e Rafael Ronda

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)