segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ENTREGA DO OSCAR SEMPRE PREVÍSÍVEL

A 84ª cerimônia de entrega do Oscar foi tão previsível quanto se esperava. Com exceção das categorias técnicas, a Academia de Artes e Ciências de Hollywood fez a alegria dos apostadores que preferiram não arriscar em seus bolões. No entanto, 2012 foi um ano histórico.
Meryl Streep e Jean Dujardin

Depois de 30 anos e somando 17 indicações, Meryl Streep ganhou seu 3º Oscar, por sua performance como a ex-Primeira Ministra inglesa Margareth Thatcher, em “A Dama da Ferro”. Ovacionada pela plateia, Streep se emocionou em seu discurso e agradeceu a seu maquiador e colaborador de longa data, J. Roy Helland, que também faturou o Oscar de Melhor Maquiagem.
“O Artista” confirmou seu favoritismo nas categorias principais. A dramédia francesa muda levou os Oscars de Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora, Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Filme, o primeiro estrangeiro a levar o prêmio máximo da noite.
Produtor, diretor e elenco de O Artista

Já nas categorias técnicas, “A Invenção de Hugo Cabret” reinou praticamente absoluto, com os Oscars de Melhores Efeitos Visuais, Mixagem e Edição de Som, Direção de Arte e Fotografia, o que contrariou o favoritismo de “A Árvore da Vida”, que acabou a noite sem ter vencido em nenhuma das três categorias em que foi indicado.
Christopher Plummer

Uma das poucas surpresas foi “Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, que ganhou o prêmio de Melhor Montagem, o segundo consecutivo para a parceria entre os montadores Angus Wall e Kirk Baxter com o cineasta David Fincher, que venceram no ano passado por “A Rede Social”.
O filme iraniano “A Separação”, de Asghar Farhadi, também confirmou seu favoritismo disparado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A aparente globalização da premiação, porém, não foi muito animadora para o Brasil, que estava indicado na categoria de Melhor Canção Original por “Real in Rio”, escrita por Carlinhos Brown e Sergio Mendes, da animação “Rio”, mas perdeu para “Man or Muppet”, de “Os Muppets”.
Asghar Farhadi

Duas outras produções que encerraram a noite com as mãos abanando foram “Cavalo de Guerra” e “O Homem que Mudou o Jogo”, ambos com seis indicações, incluindo Melhor Filme.
A cerimônia foi apresentada pela 9ª vez pelo comediante Billy Crystal, que deu início à festa com seu tradicional paródia aos indicados do ano. Suas piadas, tão previsíveis quanto os prêmios, foram no final uma escolha adequada para animar uma noite que, apesar de quebrar paradigmas e corrigir injustiças tardiamente, foi marcada por apostas certas e escolhas óbvias, culminando na vitória de um filme à moda antiga – o segundo filme mudo a vencer o Oscar, ou melhor dizendo, o primeiro filme mudo a vencer um Oscar desde 1929.
Octavia Spencer

Confira a lista completa dos vencedores

Melhor Filme
“O Artista’
Melhor Direção
“O Artista” – Michel Hazanavicius
Melhor Ator
Jean Dujardin – “O Artista”
Melhor Atriz
Meryl Streep – “A Dama de Ferro”
Melhor Ator Coadjuvante Christopher Plummer – “Toda Forma de Amor”
Melhor Atriz Coadjuvante Octavia Spencer – “Histórias Cruzadas”
Melhor Filme Estrangeiro“A Separação”
Melhor Filme de Animação
“Rango”
Melhor Roteiro Original“Meia-Noite em Paris” – Woody Allen
Melhor Roteiro Adaptado
“Os Descendentes” – Alexander Payne, Nat Faxon, e Jim Rash
Melhor Fotografia
“A Invenção de Hugo Cabret”
Melhor Direção de Arte
“A Invenção de Hugo Cabret”
Melhor Montagem
“Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres”
Efeitos Visuais
“A Invenção de Hugo Cabret”
Melhor Edição de Som
“A Invenção de Hugo Cabret”
Melhor Mixagem de Som
“A Invenção de Hugo Cabret”
Melhor Figurino
“O Artista”
Melhor Maquiagem
“A Dama de Ferro”
Melhor Trilha Sonora
“O Artista” – Ludovic Bource
Melhor Canção“Man or Muppet” – “Os Muppets”
Melhor Documentário
“Undefetead”
Melhor Documentário de Curta-metragem
“Saving Face”
Melhor Curta-metragem
“The Shore”
Melhor Curta Animado
“The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)