sábado, 25 de fevereiro de 2012

HISTÓRIA (121 ANOS DA ELEIÇÃO DE MARECHAL DEODORO)

Marechal Deodoro da Fonseca entra para o RankBrasil por ser o Primeiro presidente do país, governando de 25 de fevereiro de 1891 a 23 de novembro de 1891.
O recordista foi o líder militar do movimento que derrubou o Imperador D. Pedro II e colocou fim ao regime monárquico do Brasil.
A proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889, com a instalação de um governo provisório, também comandado por Marechal Deodoro, entre 15 de novembro de 1889 e 24 de fevereiro de 1891.
Depois de oficializada a primeira constituição da República, no dia 24 de fevereiro de 1891, Marechal Deodoro foi eleito presidente e Marechal Floriano Peixoto, vice-presidente. A vitória teve uma pequena diferença de votos: 129 contra 97 de Prudente de Morais.
Como presidente, o recordista promoveu medidas importantes para a nação, regulamentou o casamento civil, separou a igreja do estado, estabeleceu normas para o uso de símbolos nacionais como selos, hino, bandeira e armas.
Durante seu mandato, a economia brasileira passou por uma grave crise conhecida por 'encilhamento', que gerou uma onda de inflação, especulações e falências.
A decadência de seu governo veio através da disputa com a oposição e ficou mais tensa quando Deodoro fechou o Congresso e os militares da Marinha ameaçaram bombardear a então capital do país, o Rio de Janeiro.
O presidente já não contava mais com o apoio político e sofria pressão para deixar o cargo. Assim, em 23 de novembro de 1891, Marechal Deodoro renunciou ao poder e se aposentou no exército brasileiro. Ele morreu no dia 23 de agosto de 1892, na cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)